Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Palabras clave:

Visão computacional, Esportes, Instagram, Imagem, Comunicação

Resumen

O artigo apresenta um trabalho exploratório sobre os Jogos Olímpicos no Instagram a partir da análise visual de redes de imagens publicadas nas contas oficiais dos perfis do Comitê Olímpico Internacional. A partir das aproximações entre estética, esporte e comunicação, discutimos quais padrões visuais estão presentes nas imagens esportivas desta plataforma. Para estudar um volume grande de imagens, aplicamos a visão computacional, através do recurso da Google Vision, para etiquetar, agrupar e dispor as fotos de acordo com semânticas similares em uma rede visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Tarcízio Roberto Silva, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo

Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFABC

##submission.downloads##

Publicado

2020-01-06

Cómo citar

Teixeira, C. R. G., & Silva, T. R. (2020). Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram. Rizoma, 8(2), 110-127. https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Número

Sección

Seção Livre