Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Palavras-chave:

Visão computacional, Esportes, Instagram, Imagem, Comunicação

Resumo

O artigo apresenta um trabalho exploratório sobre os Jogos Olímpicos no Instagram a partir da análise visual de redes de imagens publicadas nas contas oficiais dos perfis do Comitê Olímpico Internacional. A partir das aproximações entre estética, esporte e comunicação, discutimos quais padrões visuais estão presentes nas imagens esportivas desta plataforma. Para estudar um volume grande de imagens, aplicamos a visão computacional, através do recurso da Google Vision, para etiquetar, agrupar e dispor as fotos de acordo com semânticas similares em uma rede visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Tarcízio Roberto Silva, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo

Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFABC

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Teixeira, C. R. G., & Silva, T. R. (2020). Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram. Rizoma, 8(2), 110-127. https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Edição

Seção

Seção Livre