Desconstruindo a referenciação da identidade: corpos ilimitados pela perspectiva da singularidade na publicidade

Autores

  • João Batista Nascimento dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17060

Resumo

Publicidade e cultura se afetam mutuamente na produção de conteúdos, nos sentidos construídos e as corporalidades que as habitam são impactadas pelas normatizações e modelos nelas configurados. O artigo problematiza a produção de identidade pela publicidade e os limites para a apresentação de corpos que divergem das regularidades e das hegemonias. Contudo, a área mostra estar subjugada a determinadas balizas que somente a consideração de existência singulares é capaz de transcender.

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Biografia do Autor

João Batista Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS, MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE, mestre e doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Pesquisa os seguintes temas: publicidade, corpo, subjetividade e subjetivação. É pesquisador do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM: Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção, o qual integra a Rede Temática: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (REDE AMLAT). Também participa do projeto de pesquisa Quebra-se o espelho: uma cartografia da configuração semiótica do corpo abjeto, coordenado pela Dra. Nísia Martins do Rosário (UFRGS).

Nísia Martins do Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Nísia Martins do Rosário é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. É doutora em Comunicação Social pela PUC-RS e mestre em Semiótica pela Unisinos. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Coordenou o GP Semiótica da Comunicação da INTERCOM (2019-2020). Foi vice-presidente da COMPÓS (2019-2020). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS (2015-2016). É membro dos grupos de pesquisa GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Cultura da Comunicação) e PROCESSOCOM (Processos Comunicacionais: Epistemologia, Midiatização, Mediações e Recepção), que é organizador da REDE AMLAT (Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina).

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Nascimento dos Santos, J. B., & Martins do Rosário, N. (2021). Desconstruindo a referenciação da identidade: corpos ilimitados pela perspectiva da singularidade na publicidade. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17060

Edição

Seção

Artigos