Deconstructing the referencing of identity: boundless bodies from the perspective of singularity in advertising

Authors

  • João Batista Nascimento dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17060

Abstract

Advertising and culture affect each other in the production of content, in the constructed meanings, and the corporealities that inhabit them are impacted by the norms and models configured in them. The article discusses the production of identity by advertising and the limits to the presentation of bodies that diverge from regularities and hegemonies. However, the area shows itself to be, subjugated to certain beacons that only the consideration of singular existence is capable of transcending.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Batista Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS, MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE, mestre e doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Pesquisa os seguintes temas: publicidade, corpo, subjetividade e subjetivação. É pesquisador do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM: Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção, o qual integra a Rede Temática: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (REDE AMLAT). Também participa do projeto de pesquisa Quebra-se o espelho: uma cartografia da configuração semiótica do corpo abjeto, coordenado pela Dra. Nísia Martins do Rosário (UFRGS).

Nísia Martins do Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Nísia Martins do Rosário é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. É doutora em Comunicação Social pela PUC-RS e mestre em Semiótica pela Unisinos. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Coordenou o GP Semiótica da Comunicação da INTERCOM (2019-2020). Foi vice-presidente da COMPÓS (2019-2020). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS (2015-2016). É membro dos grupos de pesquisa GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Cultura da Comunicação) e PROCESSOCOM (Processos Comunicacionais: Epistemologia, Midiatização, Mediações e Recepção), que é organizador da REDE AMLAT (Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina).

Published

2021-07-05

How to Cite

Nascimento dos Santos, J. B., & Martins do Rosário, N. (2021). Deconstructing the referencing of identity: boundless bodies from the perspective of singularity in advertising. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17060

Issue

Section

Artigos