Relatório Digital: Big Data agregando valor aos negócios de agências de comunicação

Autores

  • Hans Peder Behling Univali
  • Marcelo Juchem Univali
  • Eloara Dana Possamai Univali

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17072

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como ferramentas de descoberta de conhecimento em conjunto de dados pode agregar valor às agências de comunicação e gerar aproximação com clientes. Realizamos entrevistas com sócios e clientes de uma agência de comunicação que desenvolveu a ferramenta Big Data Relatório Digital e verificamos que a análise de dados é capaz de gerar vantagens competitivas, e que a plataforma é capaz de gerar maior confiabilidade e segurança na relação entre cliente e agência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans Peder Behling, Univali

Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES (Université de Montréal/2012), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999). Experiência de mercado na área de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda. Atua na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) como Diretor da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade e como professor no PMPGIL (Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística). Atuou como coordenador e professor no Curso de Pós-Graduação em Marketing Criativo, e como coordenador dos Cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas. Sócio fundador e CEO na empresa Relty -Aplicativo de Turismo de Aventura e Ecoturismo.

Marcelo Juchem, Univali

Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Estudou Direito (1997-1999) e fez estágio agrícola na Alemanha (1999-2000). Tem experiência em Comunicação Social, Fotografia e Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: docência superior, fotografia, comunicação visual, produção cultural. Foi bolsista do CNPQ de 2007 a 2009 no Mestrado em Língua Estrangeira Moderna, Literaturas em Língua Alemã, PPGLET/UFRGS. Pesquisou fotografia e literatura na Universität Bonn, Alemanha, com apoio do DAAD (Deutscher Akademischer Austausch Dienst). Entre 2015 e 2018 fez doutorado em Escrita Criativa (UFRGS) com o trabalho "O processo de criação e a linguagem fotográfica de Tiago Santana em O Chão de Graciliano" desenvolvendo a tese escrita, o fotolivro "Fotográficos Documentos do Processo Fotográfico" e um documentário com entrevistas de Tiago Santana e Audálio Dantas. Atualmente é professor de graduação em Fotografia e Publicidade e pós-graduação de Fotografia na Univali, em Santa Catarina, e desde 2018/1 está na coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Cinema e Imagens Contemporâneas. É o criador do Jogo Super Clicks (2021), e desde 2020 participa da ONG Hügato - Instituto de Desenvolvimento Sociambiental como Coordenador de Projetos. (Texto informado pelo autor)

Eloara Dana Possamai, Univali

Especialista em Conteúdo e Estratégia Digital (PUC-RS 2022), Bacharel em Publicidade e Propaganda (Universidade do Vale do Itajaí). Atua na BoletoFlex como Analista de Marketing. Atuou como Assistente de Publicidade e Propaganda no Fabricio Pavesi Arquitetura e Analista de Social Media na Raffcom.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Behling, H. P., Juchem, M., & Dana Possamai, E. (2021). Relatório Digital: Big Data agregando valor aos negócios de agências de comunicação. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17072

Edição

Seção

Artigos