Redesenho do ensino e aprendizagem com inteligência artificial

Autores

  • Celestino Joanguete UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i1.19240

Resumo

A inteligência artificial (IA) está se integrando gradualmente ao setor educacional, sendo adotada por professores e alunos para aprimorar o ensino e a aprendizagem.(UNESCO, 2021) Essas ferramentas de IA, embora careçam de regulamentação específica e códigos éticos consolidados, são reconhecidas diversas aplicações no campo da educação, como automação de processos, personalização do ensino, melhoria dos resultados educacionais dos alunos e otimização do tempo dos professores. Diante dessa evolução tecnológica, torna-se essencial explorar a incorporação da IA em contextos educativos, visando compreender as dinâmicas impulsionadas pela IA no processo de ensino  e aprendizagem. Um estudo conduzido pela consultoria MCKINSEY & COMPANY sobre o impacto da IA na profissão docente serve como base para uma reflexão exploratória sobre o ensino e aprendizagem com ferramentas de IA. O artigo aborda dois aspectos fundamentais: primeiro, explora os benefícios potenciais da IA no ensino, examinando suas vantagens, aspectos éticos e capacidade de desenvolver o pensamento crítico dos alunos, contribuindo para avanços na aprendizagem e criatividade, bem como na melhoria dos resultados educacionais. Segundo, analisa como a IA pode auxiliar os professores na planificação de aulas e no ensino, proporcionando experiências educacionais personalizadas e alinhadas com as necessidades individuais dos alunos. A metodologia do estudo envolve uma abordagem baseada em revisão narrativa (ROTHER (2007), na qual busca adquirir e atualizar conhecimento sobre um tema específico em um período breve, com o objetivo de descrever o estado atual desse assunto, tanto do ponto de vista teórico quanto contextual. Especificamente, envolve a análise da literatura existente, além da interpretação e análise crítica pessoal por parte do pesquisador.

A conclusão destaca a crescente integração da IA na educação como uma tendência transformadora, com potencial significativo, sobretudo nas perspectivas otimistas que enxergam a IA como um parceiro dinâmico no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Joanguete, C. (2024). Redesenho do ensino e aprendizagem com inteligência artificial. Rizoma, 13(1), 61-67. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i1.19240

Edição

Seção

Interfaces em Inteligência Artificial e cognição