El discurso digital de los influencers políticos André Janones y Nikolas Ferreira en la plataforma X sobre el ataque a Donald Trump

Autores/as

  • Gabriela Pereira Melo Universidade Federal de Santa Maria
  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19720

Palabras clave:

Político-influencer, estrategias tecnodiscursivas, Análisis del discurso digital

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar las estrategias tecnodiscursivas de los influencers políticos André Janones y Nikolas Ferreira en la plataforma X frente al ataque sufrido por Donald Trump. Realizamos un análisis del discurso digital (Paveau, 2021), considerando características del político-influencer (Gandini, Ceron y Lodetti, 2022; Karhawi, 2023). Encontramos categorías como flamebait, giro discursivo, retórica afectiva, amalgama, comunidad y juegos algorítmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Pereira Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, bolsista CAPES. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Ensino de comunicação/jornalismo: temas contemporâneos (UFT). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (UFT). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM), do Projeto de Pesquisa "A Nova Comunicação Pública: Humor E Emoção Enquanto Estratégia Discursiva" (CNPq/UFSM) e o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/CNPq).

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Áreas de interesse: Comunicação Pública; Política; Mídia; Discurso político; Discurso Jornalístico; Discurso Midiático; Discurso governamental. Líder do Grupo de Pesquisa "Mídia, Discurso e Comunicação Pública" (UFSM/CNPq).

##submission.downloads##

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Pereira Melo, G., & de Oliveira Pozobon, R. (2024). El discurso digital de los influencers políticos André Janones y Nikolas Ferreira en la plataforma X sobre el ataque a Donald Trump. Rizoma, 13(2), 87-104. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19720

Número

Sección

Artigos