Disputa pela visibilidade do espaço escolar em redes sociais: boletins escolares e de ocorrência na página “Diário de Classe”

Autores

  • Ivan Paganotti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4485

Palavras-chave:

comunicação, educação, redes sociais, visibilidade

Resumo

Pelas redes sociais, conflitos das salas de aulas superam os muros da escola. Essa tensão entre alunos e docentes, entretanto, pode ser uma oportunidade para a escola reafirmar seu papel crítico a partir do debate mediado com alunos sobre a adoção de tecnologias de impacto social. Para avaliar esse potencial crítico, este trabalho analisa a página “Diário de Classe”, da aluna Isadora Faber, de 13 anos, que critica as condições de sua escola em Florianópolis (SC) na rede social Facebook.

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Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP) sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes com bolsa CAPES, membro do “Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura” (OBCOM-USP) e do “Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas” (Midiato/ECA-USP). E-mail: ipaganotti@usp.br

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

Paganotti, I. (2014). Disputa pela visibilidade do espaço escolar em redes sociais: boletins escolares e de ocorrência na página “Diário de Classe”. Rizoma, 2(1), 82-99. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4485

Edição

Seção

Artigos