Disputa pela visibilidade do espaço escolar em redes sociais: boletins escolares e de ocorrência na página “Diário de Classe”

Authors

  • Ivan Paganotti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4485

Keywords:

comunicação, educação, redes sociais, visibilidade

Abstract

Pelas redes sociais, conflitos das salas de aulas superam os muros da escola. Essa tensão entre alunos e docentes, entretanto, pode ser uma oportunidade para a escola reafirmar seu papel crítico a partir do debate mediado com alunos sobre a adoção de tecnologias de impacto social. Para avaliar esse potencial crítico, este trabalho analisa a página “Diário de Classe”, da aluna Isadora Faber, de 13 anos, que critica as condições de sua escola em Florianópolis (SC) na rede social Facebook.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivan Paganotti, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP) sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes com bolsa CAPES, membro do “Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura” (OBCOM-USP) e do “Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas” (Midiato/ECA-USP). E-mail: ipaganotti@usp.br

Published

2014-07-18

How to Cite

Paganotti, I. (2014). Disputa pela visibilidade do espaço escolar em redes sociais: boletins escolares e de ocorrência na página “Diário de Classe”. Rizoma, 2(1), 82-99. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4485

Issue

Section

Artigos