Colegio Nacional de Buenos Aires: Heterotopia em suspensão nos filmes Sinfonia para Ana (2017) e O olhar invisível (2010)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.13493

Keywords:

Heterotopia. Heterocronia. Memória. História.

Abstract

O olhar invisível (La mirada invisible, Diego Lerman, 2010) e Sinfonia para Ana (Sinfonía para Ana, Ernesto Ardito e Virna Molina, 2017) são dois filmes que se passam no Colegio Nacional de Buenos Aires. Adaptados dos romances de Martín Kohan (2007) e de Gaby Meik (2004), respectivamente, os filmes são aqui pensados como narrativas cinematográficas heterotópicas (Foucault) em meio aos anos ditatoriais argentinos. Na tensão entre memória e escrita da história, o Bicentenário da Independência provoca a reflexão heterocrônica dos projetos de nação.

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Author Biography

Mônica Brincalepe Campo, Instituto de História - Universidade Federal de Uberlândia INHIS - UFU

Professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, desde 2011

Published

2019-01-05

How to Cite

Campo, M. B. (2019). Colegio Nacional de Buenos Aires: Heterotopia em suspensão nos filmes Sinfonia para Ana (2017) e O olhar invisível (2010). Rizoma, 7(1), 85-101. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.13493

Issue

Section

Dossiê