Vendem-se conselhos: poder pastoral, mídia e maternidade

Autores

  • Renata Oliveira Tomaz UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.7367

Palavras-chave:

Poder pastoral, Mídia, Maternidade, Cultura terapêutica.

Resumo

A construção da maternidade contemporânea se desloca cada vez mais das relações tradicionais para aquelas de caráter especializado. A hipótese deste trabalho é que a mídia pode ser pensada como poder pastoral (FOUCAULT, 1988, 2008), na medida em que se propõe a orientar as mães por meio dos conselhos de especialistas. Para pensar tal fenômeno, esse artigo traz uma análise dos textos de apresentação de produtos midiáticos sobre criação de filhos, no Brasil contemporâneo.

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Biografia do Autor

Renata Oliveira Tomaz, UFRJ

Doutoranda em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais, com Bolsa Faperj Aluno Nota 10, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu o mestrado (2011) e a graduação em Jornalismo (2004). Membro do corpo de colaboradores da revista ECO-Pós e estagiária docente na Escola de Comunicação da UFRJ. Tem experiência profissional na área de Comunicação, em mídia impressa, online e eletrônica. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de infância, juventude, subjetividades contemporâneas, culturas urbanas, maternidade e mídia.

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Publicado

2016-08-05

Como Citar

Tomaz, R. O. (2016). Vendem-se conselhos: poder pastoral, mídia e maternidade. Rizoma, 4(1), 196-207. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.7367

Edição

Seção

Dossiê