A Media Ecology como lente-analítica de investigação sobre as configurações midiáticas e estratégias comunicacionais em Ecossistemas de Inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.15942

Palavras-chave:

Media Ecology, Mídia e Estratégias Comunicacionais, midiatização, Ecossistemas de Inovação

Resumo

Os pressupostos analíticos de ecólogos da mídia, com destaque para aqueles que compreendem a mídia como ambientes tecnossociais, neste ensaio acadêmico teórico-exploratório, serão apropriados na tentativa de tornar a Media Ecology lente-analítica de investigação sobre a comunicação multinível em ecossistemas de inovação. Tal apropriação objetiva elaborar apontamentos referenciais e explicativos que subsidiem o alargamento do olhar da Comunicação sobre os ecossistemas inovativos que, no contexto sócio-organizacional midiatizado, tem as tecnologias de mídia como organismos necessários para sua organização, desenvolvimento, sustentação e visibilidade. Ademais, serão destacados alguns pontos de iluminação quanto as configurações midiáticas e estratégias comunicacionais de ecossistemas de inovação.

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Biografia do Autor

Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa), bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisa Comunicação Organizacional, Ambientes/Ecossistemas de Inovação e Indústria Criativa à luz da Media Ecology e da teoria da Midiatização. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/CNPq) e do GPAC - Grupo de Pesquisa em Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (Unipampa/CNPq). Consultor Editorial do periódico Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Foi professor substituto no Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) e Relações Públicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente desenvolve cooperação técnica em Comunicação Estratégica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Trabalha com o desenvolvimento de novas metodologias para o planejamento de comunicação e relações públicas. Tem experiência em Design Thinking para comunicação, relações públicas e eventos; endomarketing; assessoria de relações públicas, comunicação organizacional, governamental e terceiro setor; produção de eventos corporativos; e comunicação digital. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Memória Organizacional, Comunicação Midiática, Comunicação Institucional, Visibilidade Midiática, Universidade e Comunicação, Midiatização das Práticas Sociais, Media Ecology, Estratégias Comunicacionais, Indústria Criativa, Inovação, Tecnologia.

Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (BEX 2384/14-0). É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM entre os anos de 2007 a 2013. Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq). Foi coordenadora (2013-2014) e vice-coordenadora (2011-2012) do GT Comunicação Organizacional da Compós. Coordenou o Projeto CAPES - MINCyt - convênio firmado entre UFSM, UFRGS, Universidade de Buenos Aires e Universidade de Quilmes, com apoio financeiro da CAPES entre os anos 2013 e 2014. Publicou 71 artigos em periódicos especializados e 151 trabalhos em anais de eventos. Autora ou organizadora de 15 livros e 40 capítulos. Orientou 26 trabalhos de Iniciação CientÍfica e 136 teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias e supervisão de Pós-doutorado. Participou de 227 bancas de teses, dissertações ou monografias. Atualmente orienta 7 teses de doutorado e uma dissertação de mestrado. Coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Comunicação Institucional. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Comunicação Midiática, Comunicação Institucional, Visibilidade Midiática, Universidade e Comunicação, Midiatização das Práticas Sociais, Media Ecology, Estratégias Comunicacionais, Comunicação Organizacional, Jornalismo, Relações Públicas. Coordenou a Coordenadoria de Comunicação da UFSM de 14 de agosto de 2018 a 11 de novembro de 2019. Atualmente orienta sete teses de doutorado e uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Fernandes, F. F., & Barichello, E. M. da R. (2022). A Media Ecology como lente-analítica de investigação sobre as configurações midiáticas e estratégias comunicacionais em Ecossistemas de Inovação. Rizoma, 11(2), 153-170. https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.15942