A Media Ecology como lente-analítica de investigação sobre as configurações midiáticas e estratégias comunicacionais em Ecossistemas de Inovação
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.15942Palavras-chave:
Media Ecology, Mídia e Estratégias Comunicacionais, midiatização, Ecossistemas de InovaçãoResumo
Os pressupostos analíticos de ecólogos da mídia, com destaque para aqueles que compreendem a mídia como ambientes tecnossociais, neste ensaio acadêmico teórico-exploratório, serão apropriados na tentativa de tornar a Media Ecology lente-analítica de investigação sobre a comunicação multinível em ecossistemas de inovação. Tal apropriação objetiva elaborar apontamentos referenciais e explicativos que subsidiem o alargamento do olhar da Comunicação sobre os ecossistemas inovativos que, no contexto sócio-organizacional midiatizado, tem as tecnologias de mídia como organismos necessários para sua organização, desenvolvimento, sustentação e visibilidade. Ademais, serão destacados alguns pontos de iluminação quanto as configurações midiáticas e estratégias comunicacionais de ecossistemas de inovação.