Da publicidade local à translocal na comunicação midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17022

Resumo

Este texto apresenta um insight teórico sobre a ideia de publicidade local. Embora seja um tema aparentemente esquecido nos estudos da publicidade, acreditamos que discuti-lo pode nos ajudar a lançar as bases para uma nova visão que possa explicar os seus reais significados, limites e implicações. Apresentamos uma discussão acerca do conceito de local e suas tensões com os fenômenos da territorialização e da midiatização. Em seguida, sugerimos uma outra perspectiva como alternativa ao entendimento dos modos de interação social da publicidade: a publicidade translocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Willian Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Maria do Socorro Furtado Veloso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Juciano de Sousa Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor associado III do Curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente e membro do Núcleo Docente Estruturante do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Lopes, J. W., Veloso, M. do S. F., & Lacerda, J. de S. (2021). Da publicidade local à translocal na comunicação midiática. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17022

Edição

Seção

Artigos