Compreensão literal e inferencial em alunos do ensino fundamental

Autores

  • Danielle Baretta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vera Wannmacher Pereira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11533

Palavras-chave:

compreensão leitora, informações literais, informações inferenciais, Ensino Fundamental.

Resumo

Apoiado em fundamentos psicolinguísticos, o presente artigo trata sobre a leitura com foco na compreensão de informações literais e inferenciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A compreensão da leitura foi avaliada por meio de um questionário contendo seis perguntas abertas, sendo três literais e três inferenciais. A tarefa foi realizada com base na leitura de um texto narrativo literário. Os resultados demonstraram que as perguntas inferenciais foram mais difíceis do que as perguntas literais tanto para os alunos do 6º quanto do 7º ano, sugerindo que realizar inferências é uma tarefa complexa para alunos nos níveis de escolaridade investigados. Os dados revelaram haver diferenças significativas entre os dois grupos de participantes com relação ao estabelecimento de inferências, indicando que esta capacidade evolui com a progressão escolar. Além disso, conforme mostram os resultados, o tipo de inferência e o modo como a informação literal é apresentada no texto também influencia na compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS

Vera Wannmacher Pereira, PUCRS

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS.

Referências

CASTRO, J. S. e PEREIRA, V. W. Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação. Calidoscópio. São Leopoldo: Unisinos, v. 2, n. 1, 2004.

GOODMAN, K. S. Reading, a psycholinguist guessing game. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and processes of reading. Newark: International Reading Association, p. 497 – 508, 1976.

KATO, M. A. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SCLIAR-CABRAL, L. Processamento bottom-up na leitura. Revista de Estudos Linguísticos Veredas: Psicolinguística. Juiz de Fora: UFJF, v. 12, n. 2, p. 24-33, 2008.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUSA, L. B. de e HÜBNER, L. C. Desafios na avaliação da compreensão leitora: demanda cognitiva e leiturabilidade textual. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. v. 7, n. 1, p. 34-46, 2015.

SPINILLO, A. G. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, M. P. da e SPINILLO, A. G. (Orgs.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 171-198, 2013.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Baretta, D., & Wannmacher Pereira, V. (2018). Compreensão literal e inferencial em alunos do ensino fundamental. Signo, 43(77), 53-61. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11533

Edição

Seção

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita