Compreensão literal e inferencial em alunos do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11533Mots-clés :
compreensão leitora, informações literais, informações inferenciais, Ensino Fundamental.Résumé
Apoiado em fundamentos psicolinguísticos, o presente artigo trata sobre a leitura com foco na compreensão de informações literais e inferenciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A compreensão da leitura foi avaliada por meio de um questionário contendo seis perguntas abertas, sendo três literais e três inferenciais. A tarefa foi realizada com base na leitura de um texto narrativo literário. Os resultados demonstraram que as perguntas inferenciais foram mais difíceis do que as perguntas literais tanto para os alunos do 6º quanto do 7º ano, sugerindo que realizar inferências é uma tarefa complexa para alunos nos níveis de escolaridade investigados. Os dados revelaram haver diferenças significativas entre os dois grupos de participantes com relação ao estabelecimento de inferências, indicando que esta capacidade evolui com a progressão escolar. Além disso, conforme mostram os resultados, o tipo de inferência e o modo como a informação literal é apresentada no texto também influencia na compreensão.Téléchargements
Références
CASTRO, J. S. e PEREIRA, V. W. Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação. Calidoscópio. São Leopoldo: Unisinos, v. 2, n. 1, 2004.
GOODMAN, K. S. Reading, a psycholinguist guessing game. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. Theoretical models and processes of reading. Newark: International Reading Association, p. 497 – 508, 1976.
KATO, M. A. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SCLIAR-CABRAL, L. Processamento bottom-up na leitura. Revista de Estudos Linguísticos Veredas: Psicolinguística. Juiz de Fora: UFJF, v. 12, n. 2, p. 24-33, 2008.
SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUSA, L. B. de e HÜBNER, L. C. Desafios na avaliação da compreensão leitora: demanda cognitiva e leiturabilidade textual. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. v. 7, n. 1, p. 34-46, 2015.
SPINILLO, A. G. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, M. P. da e SPINILLO, A. G. (Orgs.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 171-198, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.