Compreensão literal e inferencial em alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11533Palabras clave:
compreensão leitora, informações literais, informações inferenciais, Ensino Fundamental.Resumen
Apoiado em fundamentos psicolinguísticos, o presente artigo trata sobre a leitura com foco na compreensão de informações literais e inferenciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A compreensão da leitura foi avaliada por meio de um questionário contendo seis perguntas abertas, sendo três literais e três inferenciais. A tarefa foi realizada com base na leitura de um texto narrativo literário. Os resultados demonstraram que as perguntas inferenciais foram mais difíceis do que as perguntas literais tanto para os alunos do 6º quanto do 7º ano, sugerindo que realizar inferências é uma tarefa complexa para alunos nos níveis de escolaridade investigados. Os dados revelaram haver diferenças significativas entre os dois grupos de participantes com relação ao estabelecimento de inferências, indicando que esta capacidade evolui com a progressão escolar. Além disso, conforme mostram os resultados, o tipo de inferência e o modo como a informação literal é apresentada no texto também influencia na compreensão.Descargas
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