Processamento em leitura, estratégias metacognitivas e ensino: revisitando os temas
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12022Palavras-chave:
Reading, reading processing, metacognitive strategies.Resumo
Á luz da psicolinguistica, o presente artigo tematiza leitura, processamento em leitura e o ensino de estrategias metacognitivas em contexto escolar brasileiro. Descreve-se pesquisa realizada em escola pública no ano de 2005, na capital de Santa Catarina. Buscou-se indentificar o perfil dos sujeitos que completavam a oitava serie, por meio de quatro instrumentos: (1) questionário de identificação para coletar nome, data, local de nascimento e se era aluno repetente; (2) levantamento psicossociolingüístico para descobrir hábitos de leitura e escrita dos participantes; (3) pré-teste para avaliar o desempenho em leitura antes da intervenção e (4) pós-teste para avaliar o desempenho após a intervenção. Partiu-se dos resultados de desempenho em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2000) e do Índice de Analfabetismo Funcional (INAF, 2001, 2003 e 2005) que mostram que os brasileiros leem, mas estão limitados a localizar e recuperar informações explícitas. A hipótese alternativa defendida nesta pesquisa é que alunos submetidos a um programa de leitura e uso de estratégias metacognitivas apresentam melhor desempenho em leitura. Os dados empíricos serviram para testar as hipóteses após a análise quantitativa, estatística e qualitativa. Os resultados quantitativos do pós-teste mostraram variabilidade nos escores. O tratamento estatístico dos dados possibilitou afirmar que houve diferença significativa entre o pré e o pós-teste, confirmando a hipótese alternativa desta pesquisa.Downloads
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