Processamento em leitura, estratégias metacognitivas e ensino: revisitando os temas

Auteurs-es

  • Rejane Croharé Dania Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12022

Mots-clés :

Reading, reading processing, metacognitive strategies.

Résumé

Á luz da psicolinguistica, o presente artigo tematiza leitura, processamento em leitura e o ensino de estrategias metacognitivas em contexto escolar brasileiro. Descreve-se pesquisa realizada em escola pública no ano de 2005, na capital de Santa Catarina. Buscou-se indentificar o perfil dos sujeitos que completavam a oitava serie, por meio de quatro instrumentos: (1) questionário de identificação para coletar nome, data, local de nascimento e se era aluno repetente; (2) levantamento psicossociolingüístico para descobrir hábitos de leitura e escrita dos participantes; (3) pré-teste para avaliar o desempenho em leitura antes da intervenção e (4) pós-teste para avaliar o desempenho após a intervenção. Partiu-se dos resultados de desempenho em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2000) e do Índice de Analfabetismo Funcional (INAF, 2001, 2003 e 2005) que mostram que os brasileiros leem, mas estão limitados a localizar e recuperar informações explícitas. A hipótese alternativa defendida nesta pesquisa é que alunos submetidos a um programa de leitura e uso de estratégias metacognitivas apresentam melhor desempenho em leitura. Os dados empíricos serviram para testar as hipóteses após a análise quantitativa, estatística e qualitativa. Os resultados quantitativos do pós-teste mostraram variabilidade nos escores. O tratamento estatístico dos dados possibilitou afirmar que houve diferença significativa entre o pré e o pós-teste, confirmando a hipótese alternativa desta pesquisa.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BAKER , L. ; BROWN, A. Cognitive monitoring in reading. IN; FLOOD, J.(Org.) Understanding reading comprehension: cognition, language and the structure of prose. Newark, Delaware: IRA., 1984.

BROWN, A. Metacognitive skills and Reading. In: PEARSON, D. (Org.). Handbook of reading research. New York: Logman, 1980. p.353–394.

DANIA, R.C. “Professora, eu não sei ler!”: Uma contribuição para minimizar a produção de analfabetos funcionais. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tese, 2007.

FAERCH, C; KASPER, G. Processes and strategies in foreign language learning and comunnication, 1980. In: FUJITA, M. et. al. Estratégias de Leitura. Disponível em < http://www.prudent.unesp.br/dcartog/arlete/hparlete/couseware/estrategias.htm>. Acesso em : 06 mai.2005.

GOODMAN, K. Reading; a psycholinguistic guessing game. In: H.Singer & R.B. Ruddel (Org.). Theorical Models and Processes of Reading. Newark: International Reading Association, 1976, p. 497- 508.

GOUGH, P.B. One second of reading. In: H.Singer & R.B. Ruddel (Org.). Theorical

Models and Processes of Reading. Newark: International Reading Association, 1976. p.509–535.

INAF. 5º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – Um diagnóstico para a

inclusão social pela educação (Avaliação de Leitura e Escrita). São Paulo: IBOPE/Instituto Paulo Montenegro/Ação Educativa, 2005. Disponível em

<http://www.ipm.org.br/download/inaf05.pdf>. Acesso em: 09 set.2005.

KATO, M.A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística . São Paulo: Ática, 1986.

LABERGE , D.; SAMUELS, S. Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive Psychology. n.6, p.293-323, 1974.

MORAIS, J. A Arte de ler. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

MORAIS, J.; KOLINSKY, R. A Ciência cognitiva da leitura e a alfabetização. Pátio, São Paulo, n.29, p.14-17, 2004.

ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Programme for International Student Assessment. Sample tasks from PISA 2000 assessment of reading, mathematical and scientific literacy. Paris: OECD Publications, 2002.

OXFORD, S. Language learning strategies: what every teacher should know, 1989. In: FUJITA et al., 2001. Disponível em

http://www.prudent.unesp.br/dcartog/arlete/hparlete/couseware/estrategias.htm>. Acesso em : 06 mai.2005.

SCLIAR-CABRAL, L. Processos psicolingüísticos de leitura e a criança. Letras de Hoje, n.19, p.27-113, 1986.

________________¬¬¬. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São

Paulo: Contexto,2003 a.

_______________. Guia Prático de alfabetização, baseado em Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003 b.

SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M.

Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.61-125.

______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-02

Comment citer

Dania, R. C. (2018). Processamento em leitura, estratégias metacognitivas e ensino: revisitando os temas. Signo, 43(77), 125-142. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12022

Numéro

Rubrique

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita