O papel da imaginação como estratégia educativa em Maria e seus bonecos e As aventuras do avião vermelho

Autores

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida UNIMONTES
  • Regina Queiroz de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12031

Palavras-chave:

Literatura infantil. Educação. Imaginação. Fantasia.

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa integra o projeto “A literatura infantil de Lúcia Miguel Pereira- uma escrita da tradição?” que investiga os recursos adotados pela autora e crítica literária na composição de suas narrativas destinada aos pequenos leitores. Este texto tem como objetivo estudar a relevância da família e da configuração do espaço para a educação infantil nas viagens imaginárias da criança nas obras Maria e seus bonecos, de Lúcia Miguel Pereira comparando com as estratégias literárias adotadas pelo seu contemporâneo, Érico Veríssimo, quando compôs a narrativa As aventuras do avião vermelho. Para isso, serão revisitadas leituras sobre os dois autores citados acima, bem como nos cercaremos de discussões críticas e teóricas em torno da literatura infantil tendo como referência o pensamento de Antonieta Cunha, Philippe Àries, Regina Zilberman e Nelly Novaes Coelho, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, UNIMONTES

EDWIRGENS A. RIBEIRO LOPES DE ALMEIDA- graduada em Letras/Espanhol pela UNIMONTES, mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, doutora em Literatura pela UNB, doutora em Literatura espanhola pela USP. Autora dos livros Por trás do véu e da espada: o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira: escritos da tradição, Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, organizadora dos livros Diálogos literários: a ficção do século de ouro espanhol e as literaturas brasileira, francesa e inglesa e Nas Margens do fato- escritos sobre as Novelas, de Cervantes, escritora integrante do Dicionário Miguel de Cervantes- o sagrado direito de sonhar, além de vários artigos acerca das relações de gênero na ficção da literatura brasileira e espanhola. Professora e pesquisa do departamento de Comunicação e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras/ Mestrado da UNIMONTES. Membro da ABH e da Asociación Cervantes. http://lattes.cnpq.br/5083379030353690

Referências

ALMEIDA, Edwirgens A. R. Lopes. O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira: Escritos da Tradição. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2011. 255p.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2.ed. (Reimpr.). Rio de Janeiro: LTC, 2016.

AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e traços populares. In: Presença Pedagógica. V. 5, nº 27, Jan/Fev/1999.

BUENO, Luis. Nação, Nações: os modernistas e a geração de 30. Disponível em https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49789/53893. Acesso em: 28 de ago.2017.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: história, teoria, análise. 3.ed. refundida e ampliada. São Paulo: Edições Quiron Ltda, 1984.

COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1999.

CUNHA, Antonieta. Literatura infantil: teoria e prática. SP: Ática, 1994.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Maria e seus bonecos. Capa e ilustrações Santa Rosa. 33p.

SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. p. 136.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A literatura infantil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1987.

VERÍSSIMO, Érico. As aventuras do avião vermelho. Ilustrações de Eva Furnari. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

ZILBERMAN, Regina. Lajolo, Marisa. Literatura infantil brasileira. História e histórias. ed: 6ª. São Paulo. ed. Ática 2007.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Ribeiro Lopes de Almeida, E. A., & Queiroz de Oliveira, R. (2018). O papel da imaginação como estratégia educativa em Maria e seus bonecos e As aventuras do avião vermelho. Signo, 43(78), 149-157. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12031

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas