El papel de la imaginación como estrategia educativa en Maria e seus bonecos y As aventuras do aviao vermelho
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12031Palabras clave:
Literatura infantil. Educación. Imaginación. Fantasía.Resumen
La presente investigación integra el proyecto “A literatura infantil de Lúcia Miguel Pereira- uma escrita da tradição?” que investiga los recursos adoptados por la autora y critica literaria en la composición de sus narrativas destinadas a los pequenos lectores. Este texto tiene como objetivo estudiar la relevância de la familia y la configuración del espacio para la educación infantil en los viajes imaginarios de la niña/niño en las obras Maria e seus bonecos, de Lúcia Miguel Pereira comparándola a las estratégias literárias adoptadas por su conteporáneo, Érico Veríssimo, cuando compuso da narrativa As aventuras do avião vermelho. Para ello, serán revisitadas lecturas sobre los dos autores citados arriba, así como nos cercaremos de discusiones críticas y teóricas al rededor de la literatura infantil tomando como referencia el pensamento de Antonieta Cunha, Philippe Ariès, Regina Zilberman y Nelly Novaes Coelho, entre outros.Descargas
Citas
ALMEIDA, Edwirgens A. R. Lopes. O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira: Escritos da Tradição. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2011. 255p.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2.ed. (Reimpr.). Rio de Janeiro: LTC, 2016.
AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e traços populares. In: Presença Pedagógica. V. 5, nº 27, Jan/Fev/1999.
BUENO, Luis. Nação, Nações: os modernistas e a geração de 30. Disponível em https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49789/53893. Acesso em: 28 de ago.2017.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: história, teoria, análise. 3.ed. refundida e ampliada. São Paulo: Edições Quiron Ltda, 1984.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1999.
CUNHA, Antonieta. Literatura infantil: teoria e prática. SP: Ática, 1994.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Maria e seus bonecos. Capa e ilustrações Santa Rosa. 33p.
SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. p. 136.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A literatura infantil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1987.
VERÍSSIMO, Érico. As aventuras do avião vermelho. Ilustrações de Eva Furnari. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Lajolo, Marisa. Literatura infantil brasileira. História e histórias. ed: 6ª. São Paulo. ed. Ática 2007.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.