O papel da imaginação como estratégia educativa em Maria e seus bonecos e As aventuras do avião vermelho
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12031Palavras-chave:
Literatura infantil. Educação. Imaginação. Fantasia.Resumo
RESUMO: A presente pesquisa integra o projeto “A literatura infantil de Lúcia Miguel Pereira- uma escrita da tradição?” que investiga os recursos adotados pela autora e crítica literária na composição de suas narrativas destinada aos pequenos leitores. Este texto tem como objetivo estudar a relevância da família e da configuração do espaço para a educação infantil nas viagens imaginárias da criança nas obras Maria e seus bonecos, de Lúcia Miguel Pereira comparando com as estratégias literárias adotadas pelo seu contemporâneo, Érico Veríssimo, quando compôs a narrativa As aventuras do avião vermelho. Para isso, serão revisitadas leituras sobre os dois autores citados acima, bem como nos cercaremos de discussões críticas e teóricas em torno da literatura infantil tendo como referência o pensamento de Antonieta Cunha, Philippe Àries, Regina Zilberman e Nelly Novaes Coelho, dentre outros.Downloads
Referências
ALMEIDA, Edwirgens A. R. Lopes. O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira: Escritos da Tradição. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2011. 255p.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2.ed. (Reimpr.). Rio de Janeiro: LTC, 2016.
AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e traços populares. In: Presença Pedagógica. V. 5, nº 27, Jan/Fev/1999.
BUENO, Luis. Nação, Nações: os modernistas e a geração de 30. Disponível em https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49789/53893. Acesso em: 28 de ago.2017.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: história, teoria, análise. 3.ed. refundida e ampliada. São Paulo: Edições Quiron Ltda, 1984.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1999.
CUNHA, Antonieta. Literatura infantil: teoria e prática. SP: Ática, 1994.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Maria e seus bonecos. Capa e ilustrações Santa Rosa. 33p.
SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. p. 136.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A literatura infantil. 5. ed. São Paulo. Ed. Global, 1987.
VERÍSSIMO, Érico. As aventuras do avião vermelho. Ilustrações de Eva Furnari. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Lajolo, Marisa. Literatura infantil brasileira. História e histórias. ed: 6ª. São Paulo. ed. Ática 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.