E agora, minha gente, uma história eu vou contar: experiências de formação de leitores no berçário
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12036Palavras-chave:
Educação infantil. Berçário. Formação de leitores. Projetos de leitura literária.Resumo
O presente artigo relata procedimentos e resultados alcançados com projetos de leitura literária desenvolvidos em turmas de berçário I e II de uma escola particular de Educação Infantil de Bagé/RS durante nove meses do ano de 2017. A questão norteadora da investigação foi analisar a interação entre crianças e livros, avaliando em que medida as ações corroboraram para a construção de um comportamento leitor por parte dos pequenos alunos. Nesse sentido, descrevemos e analisamos três projetos de leitura (Eu conto, tu recontas, nós nos encantamos, Cantinho do Era uma vez... e Sacola Viajante) aplicados nas turmas, considerando conceitos e pressupostos teóricos advindos da educação e da teoria literária. Os resultados obtidos nos levam a concluir que projetos de literatura em turmas de berçário propiciam a aproximação aos livros e contribuem para a formação de hábitos leitores, mas que a intenção pedagógica e o engajamento familiar são determinantes na sua concretização.Downloads
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