E agora, minha gente, uma história eu vou contar: experiências de formação de leitores no berçário

Auteurs-es

  • Caroline Rodrigues Melo Universidade Federal do Pampa
  • Zila Letícia Pereira Rêgo Unipampa

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12036

Mots-clés :

Educação infantil. Berçário. Formação de leitores. Projetos de leitura literária.

Résumé

O presente artigo relata procedimentos e resultados alcançados com projetos de leitura literária desenvolvidos em turmas de berçário I e II de uma escola particular de Educação Infantil de Bagé/RS durante nove meses do ano de 2017. A questão norteadora da investigação foi analisar a interação entre crianças e livros, avaliando em que medida as ações corroboraram para a construção de um comportamento leitor por parte dos pequenos alunos. Nesse sentido, descrevemos e analisamos três projetos de leitura (Eu conto, tu recontas, nós nos encantamos, Cantinho do Era uma vez... e Sacola Viajante) aplicados nas turmas, considerando conceitos e pressupostos teóricos advindos da educação e da teoria literária. Os resultados obtidos nos levam a concluir que projetos de literatura em turmas de berçário propiciam a aproximação aos livros e contribuem para a formação de hábitos leitores, mas que a intenção pedagógica e o engajamento familiar são determinantes na sua concretização.

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Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Rodrigues Melo, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e professora de Educação Infantil em escola da rede privada de ensino de Bagé/RS.

Zila Letícia Pereira Rêgo, Unipampa

Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, e do Mestrado em Ensino de Línguas na mesma instituição

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Publié-e

2018-09-03

Comment citer

Melo, C. R., & Rêgo, Z. L. P. (2018). E agora, minha gente, uma história eu vou contar: experiências de formação de leitores no berçário. Signo, 43(78), 91-101. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12036

Numéro

Rubrique

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas