A leitura literária como saber interdisciplinar: considerações a partir da prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12133Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Literatura infantil, Literatura infanto-juvenil, Leitura Literária, Bartolomeu Campos de Queirós.Resumo
Este artigo tenciona apresentar a interdisciplinaridade presente na produção literária do escritor de Bartolomeu Campos de Queirós, através das obras O peixe e o pássaro (1974), Pedro (1983), Mário (1982), Ciganos (1982), Minerações (1991), De não em não (1998), Sei por ouvir dizer (2007), e Menino inteiro (2009), procurando a partir deste particular, demonstrar a leitura literária como constituída e produtora de saberes vários. A escolha do autor ampara-se na assertiva de Antonio Cândido (1987) que lembra “o fato da produção literária ter surgido em Minas, no século XVIII, com um acentuado cunho de universalidade”. Mineiro, Queirós universaliza sua escrita prenhe de saberes transmutados em poesia, de modo a ser lido aqui ou alhures sem prejuízo de sentido, e a fortiori compreendida com produto dos sentires humanos, uma escrita, por assim dizer, inter (e intra) geográfica. Para chegarmos à sua produção, convidamos o leitor a breve passeio pela produção literária dedicada à criança, mas que envolve leitores de todas as idades.Downloads
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