A leitura literária como saber interdisciplinar: considerações a partir da prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós

Autores/as

  • Hellenice Ferreira UNIGRANRIO
  • Anna Paula Soares Lemos UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12133

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Literatura infantil, Literatura infanto-juvenil, Leitura Literária, Bartolomeu Campos de Queirós.

Resumen

Este artigo tenciona apresentar a interdisciplinaridade presente na produção literária do escritor de Bartolomeu Campos de Queirós, através das obras O peixe e o pássaro (1974), Pedro (1983), Mário (1982), Ciganos (1982), Minerações (1991), De não em não (1998), Sei por ouvir dizer (2007), e Menino inteiro (2009), procurando a partir deste particular, demonstrar a leitura literária como constituída e produtora de saberes vários. A escolha do autor ampara-se na assertiva de Antonio Cândido (1987) que lembra “o fato da produção literária ter surgido em Minas, no século XVIII, com um acentuado cunho de universalidade”. Mineiro, Queirós universaliza sua escrita prenhe de saberes transmutados em poesia, de modo a ser lido aqui ou alhures sem prejuízo de sentido, e a fortiori compreendida com produto dos sentires humanos, uma escrita, por assim dizer, inter (e intra) geográfica. Para chegarmos à sua produção, convidamos o leitor a breve passeio pela produção literária dedicada à criança, mas que envolve leitores de todas as idades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hellenice Ferreira, UNIGRANRIO

Escritora, Membro do Conselho Fiscal da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, Mestranda em Humanidades, Culturas e Artes, pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Arteterapia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), é professora da rede pública municipal de Duque de Caxias. Sua bibliografia possui quinze obras publicadas nos gêneros poesia, contos e crônicas, sendo organizadora de duas coletâneas de textos literários. Possui duas comunicações publicadas em congressos, e palestras/cursos/apresentações realizadas nas cidades de Beja e do Porto, em Portugal.

Anna Paula Soares Lemos, UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, integra o grupo de pesquisa Formação do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, certificado pela UFRJ e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Literatura e Imagem. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO

Citas

ANDERSEN, Hans Christian. Vinte e cinco contos de Andersen. Clube dos autores: Edição Digital, 2018.

BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bjunga, 2012.

BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2003.

CÂNDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros contos. São Paulo: Editora Ática, 1989.

DAHL, Road. A fantástica fábrica de chocolate. Rio de janeiro: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2005.

ORTHOF, Sylvia. Mudanças no galinheiro mudam a vida por inteiro. Rio de Janeiro: Rovelle, 2012.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012

_______. O peixe e o pássaro. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 1974.

_______. Pedro, o menino que tinha o coração cheio de domingo. Belo Horizonte: Editora Miguilim: 1995.

_______. Mário, de pedras, conchas e sementes. São Paulo: Global, 2009.

_______. Ciganos. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 1984.

_______. Minerações. Belo Horizonte: RHJ, 1991.

_______. De não em não

_______. Sei por ouvir dizer. Porto Alegre: Edelbra, 2007.

_______. Menino inteiro. São Paulo: Global, 2008.

QUEIROZ, Rachel de. O quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

ROCHA, Ruth. O que s olhos não vêem. Rio de Janeiro Salamandra, 2003.

ROSA, Guimarães. Grande sertão veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

REVISTA PALAVRA, Publicação SESC, 2012.

##submission.downloads##

Publicado

2018-09-03

Cómo citar

Ferreira, H., & Lemos, A. P. S. (2018). A leitura literária como saber interdisciplinar: considerações a partir da prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós. Signo, 43(78), 114-122. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12133

Número

Sección

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas