Livros literários em sala de aula: possibilidades de leitura e

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS
  • Letícia Fonseca Richthofen de Freitas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12165

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Leitura literária. Sala de aula.

Resumo

O artigo objetiva analisar a recepção de três obras dos acervos para anos iniciais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2012, com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre possíveis práticas de leitura literária em anos iniciais. A análise foi feita no material gerado em sessões de leitura de tais livros em três escolas públicas do Rio Grande do Sul, abordando os seguintes tópicos: as possibilidades de enriquecimento da leitura compartilhada, quando feita de forma interativa em sala de aula; a importância de uma leitura multissemiótica (multimodal) dos livros; a importância de uma articulação entre o universo ficcional da obra e as experiências pessoais, culturais e sociais das crianças; a produtividade de instrumentalizar o aluno para manipular elementos paratextuais do objeto livro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS

Mestre em Letras e Doutora em Educação pela UFRGS; professora colaboradora convidada do PPGEducação UFRGS; bolsista PQ CNPq.

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras, Mestre e Doutora em Educação. Professora Associada do Centro de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

CHAMBERS, Aidan. Dime – los niños, la lectura y la conversación. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2007a.

___. El ambiente de la lectura. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2007b.

___. Conversaciones. Escritos sobre la literatura y los ninos. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2008.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003. 454p.

____. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007. 207p.

CRINON, Jacques.; MARIN, Brigitte.; LALLIAS, Jean-Claude. Enseigner la literature. Paris: Nathan, 2006. 238p.

DELAMOTTE-LEGRAND, Régine. O que as narrativas infantis nos ensinam sobre a narrativa e o restante. In: FRANÇOIS, Fréderic.; ____. Crianças e narrativas. Maneiras de sentir, maneiras de dizer... São Paulo: Humanitas, 2009. 274p. p. 11-44.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 160p.

PAIVA, Aparecida. (Org.) Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012a. 216p.

PAIVA, Aparecida. Todo livro tem de estar onde o leitor está. In: ROSA, Cristina Maria (Org.). Escritas, leitores e história da leitura. Pelotas: Ed. UFPel, 2012b. 206p. p. 21-31

ROCHE, Mary. Developing Children's Critical Thinking through Picturebooks. A guide for primary and early years students and teachers. New York: Routledge, 2014. 195p.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Hessel Silveira, R. M., & Fonseca Richthofen de Freitas, L. (2018). Livros literários em sala de aula: possibilidades de leitura e. Signo, 43(78), 32-43. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12165

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas