Livros literários em sala de aula: possibilidades de leitura e
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12165Palabras clave:
Literatura Infantil. Leitura literária. Sala de aula.Resumen
O artigo objetiva analisar a recepção de três obras dos acervos para anos iniciais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2012, com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre possíveis práticas de leitura literária em anos iniciais. A análise foi feita no material gerado em sessões de leitura de tais livros em três escolas públicas do Rio Grande do Sul, abordando os seguintes tópicos: as possibilidades de enriquecimento da leitura compartilhada, quando feita de forma interativa em sala de aula; a importância de uma leitura multissemiótica (multimodal) dos livros; a importância de uma articulação entre o universo ficcional da obra e as experiências pessoais, culturais e sociais das crianças; a produtividade de instrumentalizar o aluno para manipular elementos paratextuais do objeto livroDescargas
Citas
CHAMBERS, Aidan. Dime – los niños, la lectura y la conversación. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2007a.
___. El ambiente de la lectura. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2007b.
___. Conversaciones. Escritos sobre la literatura y los ninos. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2008.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003. 454p.
____. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007. 207p.
CRINON, Jacques.; MARIN, Brigitte.; LALLIAS, Jean-Claude. Enseigner la literature. Paris: Nathan, 2006. 238p.
DELAMOTTE-LEGRAND, Régine. O que as narrativas infantis nos ensinam sobre a narrativa e o restante. In: FRANÇOIS, Fréderic.; ____. Crianças e narrativas. Maneiras de sentir, maneiras de dizer... São Paulo: Humanitas, 2009. 274p. p. 11-44.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 160p.
PAIVA, Aparecida. (Org.) Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012a. 216p.
PAIVA, Aparecida. Todo livro tem de estar onde o leitor está. In: ROSA, Cristina Maria (Org.). Escritas, leitores e história da leitura. Pelotas: Ed. UFPel, 2012b. 206p. p. 21-31
ROCHE, Mary. Developing Children's Critical Thinking through Picturebooks. A guide for primary and early years students and teachers. New York: Routledge, 2014. 195p.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.