A leitura do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde, como prática norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12173

Palavras-chave:

ILA. Texto literário. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo trata do ensino da ILA no contexto da educação básica e pública brasileira por meio de uma prática pedagógica desenvolvida com base na utilização de textos literários, no caso o conto The Happy Prince (1888) de Oscar Wilde. O objetivo deste trabalho é oferecer um relato dessa prática pedagógica, bem como reflexões acerca do benefício da utilização da literatura no ensino da ILA. A justificativa é pautada sobre a descrença dos professores quanto à utilização de textos literários frente ao ensino da ILA. Importantes teóricos na área da linguagem e ensino, como Violetta-Irene (2015), Corchs (2006), Brumfit & Carter (1996), Festino (2011), entre outros, subsidiaram os apontamentos teóricos dessa pesquisa. Os resultados evidenciam que é possível um ensino de língua por meio do texto literário, já que este oferece um ensino mais contextualizado, reflexivo, crítico, motivador, e que desenvolve as aptidões linguísticas dos alunos ao mesmo tempo em que enriquece seu conhecimento social, histórico e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Ferreira Pereira, Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade Franciscana

Graduando em Letras Inglês (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduando em Letras Português-inglês (licenciatura) pela Universidade Franciscana (UFN).

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito Além da Gramática: por um Ensino de Línguas Sem Pedras no Caminho. São Paulo: Parábola, 2007, 168 p.

BOHN, Hilario I. The Educational Role and Status of English in Brazil. World Englishes, Hoboken, v. 22, n. 2, p. 159-172, maio 2003.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRITISH COUNCIL. São Paulo, 2015. O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. Dísponivel em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf>. Acesso em: 30 maio 2018.

BROWN, H. Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. New York: Pearson Longman, 2007, 350 p.

BRUMFIT, Christopher J.; CARTER, Ronald A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986, 289 p.

CALVINO, Italo. Por Que Ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, 380 p.

CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. São Paulo: Duas Cidades, 1995, 288 p.

CARTER, Ronald; LONG, Michael N. Teaching literature. New York: Longman, 1991, 208 p.

COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the language classroom: a resource book of ideas and activities. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, 274 p.

CORCHS, Margaret. O uso de textos literários no ensino de Língua Inglesa. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) - Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

CTISM. Projeto Político Pedagógico. UFSM, 2014. Dísponivel em: <http://www.ctism.ufsm.br/arquivos/ppp.pdf>. Acesso em: 30 maio 2018.

DALMAU, M. F. C.; BOBKINA, J.; MARTES, M. P. S. The Use of Literature as an Advanced Technique for Teaching English in the EFL/ESL Classroom. Educación y Futuro, Madrid, n. 27, p. 217-236, mar. 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2008, 192 p.

FESTINO, Cielo G. The literary text in the teaching of English as an

International Language. Todas as Letras, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 54-62, 2011.

GRANATH, Simon. Teaching Literature in Upper-Secondary English Class: A Qualitative Study of Swedish Teachers’ Approaches and Experiences. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Inglês) - Faculdade de Educação, Cultura e Comunicação, Universidade Mälardalen, Västerås, Suécia, 2017.

HALL, Geoff. Literature in Language Education. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015, 360 p.

HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian (Org). Halliday’s Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2014.

______; WEBSTER, Jonathan J. (Org). Aspects of Language and Learning. New York: Springer, 2016, 149 p.

INSTITUTO PROLIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. Distrito Federal, 2016. Dísponivel em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso: 30 maio 2018.

LAZAR, Gillian. Literature and language teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, 284 p.

LEFFA, Vilson. Ensino de Línguas: Presente, Passado e Futuro. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, jul./dez. 2012.

MOTA, Fernanda. Literatura e(m) Ensino de Língua Estrangeira. Fólio –

Revista de Letras Vitória da Conquista. Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 101-111, jan./jun. 2010.

POUND, Ezra. Abc da Literatura. São Paulo: Cultrix, 2006, 240 p.

SAGE, Howard. Incorporating Literature in ESL Instruction. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1987, 92 p.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009, 96 p.

TRAN THI NGA, M. Ed. Incorporating Literature into English Classes in Vietnam. Teacher’s Edition, Vietnã, v. 1, n.1, p. 20-25, mar. 2003.

VIOLETTA-IRENE, Koutsompou. The Use of Literature in the Language Classroom: Methods and Aims. IJIET: International Journal of Information and Education Technology, Australia, v. 5, n. 1, p. 74-79, jan. 2015.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003, 235 p.

WILDE, Oscar. The Happy Prince and Other Tales. London: The Floating Press, 2008, 85 p.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Pereira, T. F., & Stefani, M. (2018). A leitura do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde, como prática norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. Signo, 43(78), 138-148. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12173

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas