A leitura do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde, como prática norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional

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DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12173

Mots-clés :

ILA. Texto literário. Prática pedagógica.

Résumé

Este artigo trata do ensino da ILA no contexto da educação básica e pública brasileira por meio de uma prática pedagógica desenvolvida com base na utilização de textos literários, no caso o conto The Happy Prince (1888) de Oscar Wilde. O objetivo deste trabalho é oferecer um relato dessa prática pedagógica, bem como reflexões acerca do benefício da utilização da literatura no ensino da ILA. A justificativa é pautada sobre a descrença dos professores quanto à utilização de textos literários frente ao ensino da ILA. Importantes teóricos na área da linguagem e ensino, como Violetta-Irene (2015), Corchs (2006), Brumfit & Carter (1996), Festino (2011), entre outros, subsidiaram os apontamentos teóricos dessa pesquisa. Os resultados evidenciam que é possível um ensino de língua por meio do texto literário, já que este oferece um ensino mais contextualizado, reflexivo, crítico, motivador, e que desenvolve as aptidões linguísticas dos alunos ao mesmo tempo em que enriquece seu conhecimento social, histórico e cultural.

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Tiago Ferreira Pereira, Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade Franciscana

Graduando em Letras Inglês (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduando em Letras Português-inglês (licenciatura) pela Universidade Franciscana (UFN).

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Publié-e

2018-09-03

Comment citer

Pereira, T. F., & Stefani, M. (2018). A leitura do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde, como prática norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. Signo, 43(78), 138-148. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12173

Numéro

Rubrique

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas