O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Rio Grande do Sul
  • Luana Teixeira Porto URI

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12180

Palavras-chave:

Texto literário, BNCC, ensino fundamental.

Resumo

Considerando-se a relevância da leitura de textos literários para a formação humana e para o desenvolvimento do hábito de leitura e a necessidade de se oportunizar, na Educação Básica, o acesso ao texto literário e a práticas leitoras que possam despertar a fruição estética e a proposição de sentido para os textos lidos, este artigo discute uma recente orientação do Ministério da Educação (MEC) para o ensino fundamental brasileiro e avalia a perspectiva sobre a literatura constante no documento. Trata-se da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aprovada em 2017, e que deve nortear a prática docente do primeiro ao nono ano do ensino fundamental em escolas públicas do país. Interessa, sobretudo, discutir a concepção de ensino de literatura na BNCC e avaliar a proposição de abordagem na segunda etapa do ensino fundamental O estudo toma por base reflexões sobre relações entre ensino e literatura e analisa o documento do MEC, apontado no artigo como elemento que ratifica um crescente apagamento do espaço da literatura na formação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Rio Grande do Sul

Ana Paula Teixeira Porto possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica e Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira Concluiu estágio pós-doutoral sobre a literatura angolana de expressão portuguesa. Atualmente é professora do Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus de Frederico Westphalen), onde desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira e africana e soabre ensino de literatura. É autora do livro Crítica social e dialogismo na prosa de Sérgio Sant’Anna.

Luana Teixeira Porto, URI

Luana Teixeira Porto possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica e Mestrado em Letras na área de Literatura Brasileira e Doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de curso de Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus de Frederico Westphalen). Realiza pesquisa na área de Estudos Literários, abordando narrativas (literárias e não literárias) sobre violência e ensino de literatura e formação de leitor. É autora do livro Morangos mofados: crítica social e melancolia.

Referências

BERENBLUM, Andréa. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BORDINI, Maria da Glória. Uma proposta multiculturalista de estudos literários. In: ______; REMÉDIOS, Maria Luiza e ZILBERMAN, Regina. Crítica do tempo presente. Porto Alegre: IEL; Nova Prova, 2005. p. 222-231.

BOSI, Alfredo. Os Estudos Literários na Era dos Extremos. Rio de Janeiro: São Paulo,1994.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2012.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 5 maio 2014.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2013.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

______. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

FRANCO JÚNIOR, Arnaldo. Dimensões de leitura e ensino de literatura. In: OURIQUE, João Luís (Org.). Literatura e formação do leitor: escola e sociedade, ensino e educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. p.207-234.

GRANDO, Patrícia Simone. O (quase não) lugar da literatura na formação de professores de letras. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Letras – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Frederico Westphalen, 2018.

LOPES, Alice Casemiro. Apostando na construção de currículo. In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27.

MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 28-33.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 2. ed. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

______. A universidade brasileira e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In: BORDINI, Maria da Glória; REMÉDIOS, Maria Luiza e ZILBERMAN, Regina. Crítica do tempo presente. Porto Alegre: IEL; Nova Prova, 2005. p. 232-244.

______. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Porto, A. P. T., & Porto, L. T. (2018). O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular. Signo, 43(78), 13-23. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12180

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas