O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular

Auteurs-es

  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Rio Grande do Sul
  • Luana Teixeira Porto URI

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12180

Mots-clés :

Texto literário, BNCC, ensino fundamental.

Résumé

Considerando-se a relevância da leitura de textos literários para a formação humana e para o desenvolvimento do hábito de leitura e a necessidade de se oportunizar, na Educação Básica, o acesso ao texto literário e a práticas leitoras que possam despertar a fruição estética e a proposição de sentido para os textos lidos, este artigo discute uma recente orientação do Ministério da Educação (MEC) para o ensino fundamental brasileiro e avalia a perspectiva sobre a literatura constante no documento. Trata-se da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aprovada em 2017, e que deve nortear a prática docente do primeiro ao nono ano do ensino fundamental em escolas públicas do país. Interessa, sobretudo, discutir a concepção de ensino de literatura na BNCC e avaliar a proposição de abordagem na segunda etapa do ensino fundamental O estudo toma por base reflexões sobre relações entre ensino e literatura e analisa o documento do MEC, apontado no artigo como elemento que ratifica um crescente apagamento do espaço da literatura na formação escolar.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Rio Grande do Sul

Ana Paula Teixeira Porto possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica e Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira Concluiu estágio pós-doutoral sobre a literatura angolana de expressão portuguesa. Atualmente é professora do Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus de Frederico Westphalen), onde desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira e africana e soabre ensino de literatura. É autora do livro Crítica social e dialogismo na prosa de Sérgio Sant’Anna.

Luana Teixeira Porto, URI

Luana Teixeira Porto possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica e Mestrado em Letras na área de Literatura Brasileira e Doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de curso de Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus de Frederico Westphalen). Realiza pesquisa na área de Estudos Literários, abordando narrativas (literárias e não literárias) sobre violência e ensino de literatura e formação de leitor. É autora do livro Morangos mofados: crítica social e melancolia.

Références

BERENBLUM, Andréa. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BORDINI, Maria da Glória. Uma proposta multiculturalista de estudos literários. In: ______; REMÉDIOS, Maria Luiza e ZILBERMAN, Regina. Crítica do tempo presente. Porto Alegre: IEL; Nova Prova, 2005. p. 222-231.

BOSI, Alfredo. Os Estudos Literários na Era dos Extremos. Rio de Janeiro: São Paulo,1994.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2012.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 5 maio 2014.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2013.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

______. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

FRANCO JÚNIOR, Arnaldo. Dimensões de leitura e ensino de literatura. In: OURIQUE, João Luís (Org.). Literatura e formação do leitor: escola e sociedade, ensino e educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. p.207-234.

GRANDO, Patrícia Simone. O (quase não) lugar da literatura na formação de professores de letras. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Letras – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Frederico Westphalen, 2018.

LOPES, Alice Casemiro. Apostando na construção de currículo. In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27.

MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 28-33.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 2. ed. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

______. A universidade brasileira e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In: BORDINI, Maria da Glória; REMÉDIOS, Maria Luiza e ZILBERMAN, Regina. Crítica do tempo presente. Porto Alegre: IEL; Nova Prova, 2005. p. 232-244.

______. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-03

Comment citer

Porto, A. P. T., & Porto, L. T. (2018). O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular. Signo, 43(78), 13-23. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12180

Numéro

Rubrique

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas