“Prefiro subir quadrado do que descer redondo”: metáfora e integração conceptual em meme religioso

Autores

  • Sandra Pereira Bernardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ https://orcid.org/0000-0001-6952-9138
  • Naira de Almeida Velozo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gisele Oliveira Abreu SEEDUC RJ

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12705

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Integração conceptual, Meme

Resumo

Analisa-se um meme de cunho religioso, criado a partir da imagem tradicionalmente veiculada em propaganda da cerveja Skol, com base nas teorias da metáfora e da mesclagem conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980], FAUCONNIER; TURNER, 2002). Sobre um fundo amarelo, ao invés da seta com linha vermelha arredondada, apontando para baixo em torno do nome da bebida, encontra-se uma seta também vermelha formando ângulos da base de um quadrado semiaberto, apontando para cima, em torno da palavra “céu”. Abaixo dessa imagem, encontra-se a frase “prefiro subir quadrado do que descer redondo”. Entre outras possíveis atribuições de sentidos, foi estabelecida uma relação imediata entre o slogan da Skol e dogmas evangélicos acerca da postura reta e sem vícios para se alcançar o céu. Esses dois tipos de conhecimentos armazenados levaram à abertura de dois espaços mentais de input: o primeiro composto de elementos ligados à mensagem religiosa e o segundo com elementos relativos ao slogan da cerveja. Um espaço genérico é aberto, reunindo elementos comuns aos dois inputs e a conceptualização metafórica convencional de que BOM É PARA CIMA e RUIM É PARA BAIXO. O sentido de que o céu só será alcançado por meio de um caminho difícil, quadrado, resulta de compressões complexas entre e intraespaços mentais, projetadas seletivamente no espaço mescla: ANALOGIA, DESANALOGIA, CAUSA-EFEITO, MUDANÇA, IDENTIDADE, SINGULARIDADE, INTENCIONALIDADE, MEMÓRIA, HISTÓRIA DE VIDA. Trata-se de uma rede de integração de escopo único em que o input sobre a propaganda serve de fonte para o input da mensagem do meme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Pereira Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua em Uso e Cognição - Neluc.

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras - Português, Italiano e respectivas Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Letras, na área de concentração de Linguística, também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora e Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua na graduação e pós-graduação. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua em Uso e Cognição - Neluc.

Gisele Oliveira Abreu, SEEDUC RJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e licenciada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atua na área da Linguística Cognitiva, pesquisando assuntos referentes à Metáfora e Avaliatividade.

Referências

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

FAUCONNIER, Gilles & TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.

FILLMORE, Charles J.. Frame semantics. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2006, p. 373-400.

GIBBS Jr., Raymond W.; COLSTON, Herbert L.. The cognitive psychological reality of image schemas and their transformations. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistic: basic readings. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.

GRADY, Joseph et alii. Blending and metaphor. In: GIBBS, R. W.; Steen, G. (eds). Metaphor in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, p. 101–124. Disponível em: http://www.sscnet.ucla.edu/comm/steen/cogweb/CogSci/Grady_99.html#top. Acesso em: 11/09/2011.

KÖVECSES, Zóltan. Metaphor and in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

______. Metaphor: a practical introduction (2nd ed.). New York: Oxford University Press, 2010a[2002].

______. A new look at metaphorical creativity in cognitive linguistics. Cognitive Linguistics 21-4, 2010b, p. 663-697.

LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana [coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas-SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, [1980] 2002.

LANGACKER, Ronald W.. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Bernardo, S. P., Velozo, N. de A., & Abreu, G. O. (2019). “Prefiro subir quadrado do que descer redondo”: metáfora e integração conceptual em meme religioso. Signo, 44(79), 44-53. https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12705

Edição

Seção

Metáforas Multimodais