“Prefiro subir quadrado do que descer redondo”: metáfora e integração conceptual em meme religioso
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12705Mots-clés :
Metáfora conceptual, Integração conceptual, MemeRésumé
Analisa-se um meme de cunho religioso, criado a partir da imagem tradicionalmente veiculada em propaganda da cerveja Skol, com base nas teorias da metáfora e da mesclagem conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980], FAUCONNIER; TURNER, 2002). Sobre um fundo amarelo, ao invés da seta com linha vermelha arredondada, apontando para baixo em torno do nome da bebida, encontra-se uma seta também vermelha formando ângulos da base de um quadrado semiaberto, apontando para cima, em torno da palavra “céu”. Abaixo dessa imagem, encontra-se a frase “prefiro subir quadrado do que descer redondo”. Entre outras possíveis atribuições de sentidos, foi estabelecida uma relação imediata entre o slogan da Skol e dogmas evangélicos acerca da postura reta e sem vícios para se alcançar o céu. Esses dois tipos de conhecimentos armazenados levaram à abertura de dois espaços mentais de input: o primeiro composto de elementos ligados à mensagem religiosa e o segundo com elementos relativos ao slogan da cerveja. Um espaço genérico é aberto, reunindo elementos comuns aos dois inputs e a conceptualização metafórica convencional de que BOM É PARA CIMA e RUIM É PARA BAIXO. O sentido de que o céu só será alcançado por meio de um caminho difícil, quadrado, resulta de compressões complexas entre e intraespaços mentais, projetadas seletivamente no espaço mescla: ANALOGIA, DESANALOGIA, CAUSA-EFEITO, MUDANÇA, IDENTIDADE, SINGULARIDADE, INTENCIONALIDADE, MEMÓRIA, HISTÓRIA DE VIDA. Trata-se de uma rede de integração de escopo único em que o input sobre a propaganda serve de fonte para o input da mensagem do meme.Téléchargements
Références
EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
FAUCONNIER, Gilles & TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.
FILLMORE, Charles J.. Frame semantics. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2006, p. 373-400.
GIBBS Jr., Raymond W.; COLSTON, Herbert L.. The cognitive psychological reality of image schemas and their transformations. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistic: basic readings. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.
GRADY, Joseph et alii. Blending and metaphor. In: GIBBS, R. W.; Steen, G. (eds). Metaphor in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, p. 101–124. Disponível em: http://www.sscnet.ucla.edu/comm/steen/cogweb/CogSci/Grady_99.html#top. Acesso em: 11/09/2011.
KÖVECSES, Zóltan. Metaphor and in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
______. Metaphor: a practical introduction (2nd ed.). New York: Oxford University Press, 2010a[2002].
______. A new look at metaphorical creativity in cognitive linguistics. Cognitive Linguistics 21-4, 2010b, p. 663-697.
LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana [coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas-SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, [1980] 2002.
LANGACKER, Ronald W.. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.