A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições

Autores

  • Vera Lúcia de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324

Resumo

O repertório de leitura de Clarice Lispector, ou seja, seus textos escritos com implicações de caráter interpretativo e crítico mediante referências materializadas em forma de leitura, releituras, escritas, reescritas, mostra o “caldo de cultura” que atravessa sua obra. Assim sendo, mais que um história de leituras de seus textos, o livro aponta também, de forma mais abrangente, para a história do livro, do discurso, da crítica e, de forma mais ampla, para o conhecimento. A estrutura dos textos de Lispector é frequentemente comparada ao desenvolvimento das tragédias gregas, às jornadas dos heróis mitológicos e aos ritos epifânicos de iniciação, descrevendo viagens interiores das protagonistas, revelações que elas recebem, ao lado da racionalização de suas coações socioculturais.

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Publicado

2010-01-02

Como Citar

Moraes, V. L. de. (2010). A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições. Signo, 35(58), 167-178. https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324

Edição

Seção

Literatura e Memória