A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições

Auteurs-es

  • Vera Lúcia de Moraes

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324

Résumé

O repertório de leitura de Clarice Lispector, ou seja, seus textos escritos com implicações de caráter interpretativo e crítico mediante referências materializadas em forma de leitura, releituras, escritas, reescritas, mostra o “caldo de cultura” que atravessa sua obra. Assim sendo, mais que um história de leituras de seus textos, o livro aponta também, de forma mais abrangente, para a história do livro, do discurso, da crítica e, de forma mais ampla, para o conhecimento. A estrutura dos textos de Lispector é frequentemente comparada ao desenvolvimento das tragédias gregas, às jornadas dos heróis mitológicos e aos ritos epifânicos de iniciação, descrevendo viagens interiores das protagonistas, revelações que elas recebem, ao lado da racionalização de suas coações socioculturais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2010-01-02

Comment citer

Moraes, V. L. de. (2010). A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições. Signo, 35(58), 167-178. https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324

Numéro

Rubrique

Literatura e Memória