O gênero discursivo livroclip: diálogos entre o conto machadiano e o jovem leitor contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13370

Palavras-chave:

Leitura, Interlocução, Livroclip

Resumo

Este artigo aborda a mudança nos perfis dos leitores ao longo do tempo, seus modos de ler e produzir discursos como práticas sociais, bem como discute questões referentes à leitura e à escrita de textos da literatura clássica na contemporaneidade. Para tanto apresenta a criação de texto do gênero livroclip como possibilidade de diálogo entre o conto machadiano Missa do Galo e alunos do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná por meio da pesquisa-ação. O arcabouço teórico foi constituído por estudos que compreendem a leitura e a escrita como fenômenos dinâmicos, inseparáveis da interação social e do contexto histórico e cultural dos sujeitos, como os de Bakthin (2003), Chartier (2002) e Arena (2010, 2015). Essa teorização norteou um conjunto de atividades nas quais os alunos compreenderam os papéis sociais dos personagens da obra original, analisaram os discursos, considerando o contexto de produção, para então criarem o gênero digital. Os resultados evidenciaram que os sujeitos compreenderam o contexto de produção, principalmente as relações sociais implícitas e explícitas no conto. Desse modo, ao utilizarem os códigos linguísticos do universo digital e uma linguagem contemporânea, mantiveram a temática principal da obra, o triângulo amoroso, ao mesmo tempo em que se posicionaram como produtores de cultura, fazendo a interlocução entre o autor da obra e outros jovens leitores.

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Publicado

2019-08-15

Como Citar

Helbel, D. F., Couto, R. L. D. M., & Silva, S. C. G. C. da. (2019). O gênero discursivo livroclip: diálogos entre o conto machadiano e o jovem leitor contemporâneo. Signo, 44(80), 155-165. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13370

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação