Leitura dramática e jogo teatral a partir da dramaturgia para crianças e jovens: possibilidades de fruição na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14129

Palavras-chave:

Leitura dramática. Jogo teatral. Leitura da dramaturgia.

Resumo

No presente artigo, propomos atividades que possam ser realizadas na escola, utilizando-se do texto dramatúrgico, nosso objeto de pesquisa desde que iniciamos os estudos em nível de pós-graduação lato sensu, e, logo em seguida, strictu senso, concluindo doutorado em Letras no último ano e defendendo tese sobre dramaturgia infantil. Buscamos dos meios cênicos a prática conhecida como leitura dramática, fundamentando-a com detalhes a partir de Patrice Pavis (2007), Marta Metzler (2006) e Andréa Maria Favilla Lobo (2011), no intuito de provocar os mediadores de leitura a realizá-la no contexto da sala de aula. Depois, propomos a criação de jogos teatrais a partir de textos dramatúrgicos e, após tratar brevemente sobre o jogo teatral, seu surgimento e seus princípios, a partir de Viola Spolin (2001, 2008), Ingrid Koudela (2006) e Ricardo Japiassu (2001), dispomo-nos a explicar seu funcionamento e a demonstrar de que modo a dramaturgia escrita pode dar margem à criação de tais jogos, uma iniciativa que julgamos nossa, haja vista não termos percebido sua divulgação no meio acadêmico, nem na área da Literatura, nem na área das Artes Cênicas. Como sugestão ao professor, relacionamos diversos jogos que podem ser propostos a partir de um conjunto significativo de peças teatrais com as quais temos entrado em contato nos últimos anos. Assinalamos, assim, as possibilidades reais de aproveitamento do texto dramatúrgico nas práticas de leitura na escola, como uma possibilidade de o gênero dramático fazer-se presente nos momentos nos quais a intenção é a formação de um leitor que consiga interagir com a diversidade de textos que a literatura oferece atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor e Meste em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS.

Referências

BRAZ, Júlio Emílio. Uma ratinha apaixonada. Ilustrações de Maurício Veneza. Curitiba: Positivo, 2010.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

JAPIASSU. Ricardo. Depoimentos de professores brasileiros. In: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KOUDELA, Ingrid. Parecer. São Paulo, 2015.

KUHNER, Maria Helena. As aventuras de um Diabo Malandro. Teatro para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Vertente Cultural, 2011. p. 31-62.

LOBO, Andréa Maria Favilla. A leitura dramática na formação do artista docente. Moringa: artes do espetáculo, João Pessoa, v. 2, n. 2, jul./dez. 2011, p. 41-52. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa. Acesso em: 12 jan. 2019.

MACHADO, Maria Clara. O cavalinho azul. In: MACHADO, Maria Clara. O cavalinho azul e outras peças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. p. 7-88.

METZLER, Marta. Leitura dramatizada: objeto de fruição – instrumento de estudo. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 4., Rio de Janeiro, 2006. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2006, p. 231-232.

NAZARETH, Carlos Augusto. O menino detrás das nuvens. Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 1997.

NAZARETH, Carlos Augusto. O menino detrás das nuvens. Ilustrações de Dani D’ Angeli. Erechim: Habilis Press, 2014.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo. Cosac Naify, 2011.

PAVIS. Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

REVERBEL, Olga. A herança. In: A chave perdida. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 59-65.

SAVARY, Flávia. A Rosa que gira a roda. Ilustrações de Rosinha. Belo Horizonte: Dimensão, 2011.

SAVARY, Flávia. Meus olhos são teus olhos. Ilustrações de Alexandre Rampazo. Curitiba: Positivo, 2011.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VIANA, Maria. Festa no céu. Ilustrações de Mateus Rios. Curitiba: Positivo, 2013.

ZIRALDO. Bonequinha de pano. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Grazioli, F. T. (2020). Leitura dramática e jogo teatral a partir da dramaturgia para crianças e jovens: possibilidades de fruição na escola. Signo, 45(82), 2-13. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14129

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura