Postando e aprendendo: o uso de blogs na educação com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1430Palavras-chave:
Tecnologias, Blogs, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas EstrangeirasResumo
A geração de estudantes que chega hoje à sala de aula vive em uma sociedade dominada pelas modernas tecnologias de comunicação e informação (TICs), é o que Veen e Vrakking (2009) chamam de geração Homo Zappiens. São jovens que não se contentam com as aulas tradicionais e clamam por usar na escola aquilo que lhes é tão familiar e significativo no dia a dia, como os recursos da Internet, por exemplo. Deste ponto de vista, o uso de blogs na educação, mais especificamente no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, mostra-se uma saída interessante em termos de recursividade e motivação. Neste artigo, discutimos as possibilidades de uso dos blogs para ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, elencando algumas maneiras de utilizá-los que sejam significativas para os alunos e que possam ser aproveitadas pelos professores com fins didáticos concretos. Além disso, levamos a discussão também a um nível técnico, mostrando, de forma simplificada, algumas ferramentas que permitem a criação de blogs, e as possibilidades de integração de diferentes mídias, como áudios e vídeos. Por fim, concluímos dando ênfase à importância de o professor adaptar-se aos novos tempos em que vivemos, tornando-se capaz de mudar sua prática pedagógica para alcançar a quem realmente nos interessa como educadores: o aluno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.