Postando e aprendendo: o uso de blogs na educação com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana
  • Vanessa Ribas Fialho

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1430

Palavras-chave:

Tecnologias, Blogs, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

Resumo

A geração de estudantes que chega hoje à sala de aula vive em uma sociedade dominada pelas modernas tecnologias de comunicação e informação (TICs), é o que Veen e Vrakking (2009) chamam de geração Homo Zappiens. São jovens que não se contentam com as aulas tradicionais e clamam por usar na escola aquilo que lhes é tão familiar e significativo no dia a dia, como os recursos da Internet, por exemplo. Deste ponto de vista, o uso de blogs na educação, mais especificamente no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, mostra-se uma saída interessante em termos de recursividade e motivação. Neste artigo, discutimos as possibilidades de uso dos blogs para ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, elencando algumas maneiras de utilizá-los que sejam significativas para os alunos e que possam ser aproveitadas pelos professores com fins didáticos concretos. Além disso, levamos a discussão também a um nível técnico, mostrando, de forma simplificada, algumas ferramentas que permitem a criação de blogs, e as possibilidades de integração de diferentes mídias, como áudios e vídeos. Por fim, concluímos dando ênfase à importância de o professor adaptar-se aos novos tempos em que vivemos, tornando-se capaz de mudar sua prática pedagógica para alcançar a quem realmente nos interessa como educadores: o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-18

Como Citar

Fontana, M. V. L., & Fialho, V. R. (2010). Postando e aprendendo: o uso de blogs na educação com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Signo, 35, 182-196. https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1430