A estrutura do parágrafo na compreensão leitora: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14349

Palavras-chave:

Leitura, processamento, compreensão leitora.

Resumo

O presente trabalho investiga o papel da estrutura do parágrafo no processo de compreensão leitora. A leitura de um texto é um processo integrativo, no qual as informações processadas em um nível inferior vão sendo progressivamente integradas às informações processadas no nível posterior (KINTSCH; RAWSON, 2013). A compreensão de um nível é requerida para que a compreensão do nível subsequente ocorra. Os níveis se organizam em unidades textuais, que vão da palavra ao texto como um todo, passando pelo parágrafo. No estudo sobre a compreensão de textos é necessário, portanto, que se determine como as informações de um nível são extraídas, bem como são integradas ao nível seguinte, durante o processamento das unidades textuais. A questão de pesquisa aqui endereçada é, assim, a de se saber de que forma a organização do parágrafo, assumido aqui como uma unidade textual, afeta a compreensão global do texto (KINTSCH; VAN DIJK, 1978). Por outro lado, diferenças individuais também afetam o processamento e a compreensão do texto, na medida em que leitores sejam capazes de reconhecer a estrutura subjacente ao texto e às unidades textuais, usando-a como estratégia para extração de informações. Assim, outra questão de pesquisa é saber de que forma diferentes perfis de leitores reagem ao modo de estruturação do texto e de suas unidades (KIERAS, 1978). O presente trabalho teve como objetivos avaliar o papel da estruturação do parágrafo na compreensão leitora, identificar diferentes perfis leitores e como eles reagem diante da (boa/má) organização textual. Por meio de um experimento de leitura automonitorada (self-paced reading), procurou-se categorizar os sujeitos, de modo a extrair os diferentes perfis leitores. Os resultados apontam para um papel decisivo da estrutura textual no processamento, estando a habilidade em processar essa estrutura diretamente ligada às habilidades individuais dos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferrari Neto, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Neto, J. F. (2020). A estrutura do parágrafo na compreensão leitora: um estudo exploratório. Signo, 45(82), 136-149. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14349

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura