A estrutura do parágrafo na compreensão leitora: um estudo exploratório
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14349Mots-clés :
Leitura, processamento, compreensão leitora.Résumé
O presente trabalho investiga o papel da estrutura do parágrafo no processo de compreensão leitora. A leitura de um texto é um processo integrativo, no qual as informações processadas em um nível inferior vão sendo progressivamente integradas às informações processadas no nível posterior (KINTSCH; RAWSON, 2013). A compreensão de um nível é requerida para que a compreensão do nível subsequente ocorra. Os níveis se organizam em unidades textuais, que vão da palavra ao texto como um todo, passando pelo parágrafo. No estudo sobre a compreensão de textos é necessário, portanto, que se determine como as informações de um nível são extraídas, bem como são integradas ao nível seguinte, durante o processamento das unidades textuais. A questão de pesquisa aqui endereçada é, assim, a de se saber de que forma a organização do parágrafo, assumido aqui como uma unidade textual, afeta a compreensão global do texto (KINTSCH; VAN DIJK, 1978). Por outro lado, diferenças individuais também afetam o processamento e a compreensão do texto, na medida em que leitores sejam capazes de reconhecer a estrutura subjacente ao texto e às unidades textuais, usando-a como estratégia para extração de informações. Assim, outra questão de pesquisa é saber de que forma diferentes perfis de leitores reagem ao modo de estruturação do texto e de suas unidades (KIERAS, 1978). O presente trabalho teve como objetivos avaliar o papel da estruturação do parágrafo na compreensão leitora, identificar diferentes perfis leitores e como eles reagem diante da (boa/má) organização textual. Por meio de um experimento de leitura automonitorada (self-paced reading), procurou-se categorizar os sujeitos, de modo a extrair os diferentes perfis leitores. Os resultados apontam para um papel decisivo da estrutura textual no processamento, estando a habilidade em processar essa estrutura diretamente ligada às habilidades individuais dos leitores.Téléchargements
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