Sons, aromas e lembranças: poesias em uma experiência multissensorial

Jéssica Taiara Kottwitz, Rosiana Kist

Resumo


O presente estudo parte de uma dinâmica realizada com alunos de Mestrado que consistiu em uma vocalização de poemas selecionados. Eliminando o suporte visual por meio de uma venda, os participantes puderam aguçar os demais sentidos - olfato, tato, paladar e audição, esse último engrandecido pela escuta de poemas - a partir de gatilhos como aroma de chá e de café; sabor de bala, de fruta; textura de crochê, de pedra ou de brinquedo. A partir dessa experiência multissensorial, propomos, neste trabalho, uma teorização de conceitos essenciais, como as noções de repercussão/ressonância e fenomenotécnica em Gaston Bachelard (1989), assim como da relação entre poesia, voz poética e performance, em Paul Zumthor (2007). Os poemas suscitaram nos participantes diversas imagens e sensações que, repercutidas por meio da escuta, ressoaram na retomada de instantes singulares revelados nos depoimentos.

Palavras-chave


Poética. Repercussão e ressonância. Imaginação poética. Performance.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Tradução de Antonio de Padua Danesi. Campinas: Verus, 2007.

BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 1996.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

ULRICH, Mauro. Cellophane flowers: poemas. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2011.

VALÉRY, Paul. Primeira aula do curso de poética. In: ____. Variedades. Tradução de Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 2011.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura [1990]. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v45i83.14860

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo