Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online

Ivonete Soares Nink

Resumo


Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.

Palavras-chave


Pandemia. TDICs. Letramento Digital.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BARTON, David. LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BOTELHO, José Mário. Oralidade e escrita: sob a perspectiva do letramento. Jundiaí, Paco Editorial: 2012.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In BORTONI-RICARDO, Stela Maris. (orgs.)... [et al.]. Leitura e Mediação Pedagógica - São Paulo: Parábola Editorial, 2012. cap. 3, p. 65-85.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1. ed. – São Paulo: Parábola, 2018.

ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/19516. Acesso em: 24 ago. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v46i85.15646

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo