Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15646

Palabras clave:

Pandemia. TDICs. Letramento Digital.

Resumen

Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivonete Soares Nink, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), graduada em Letras - Português e Inglês - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Professora efetiva do estado de Rondônia para a área de Língua Portuguesa.

Citas

Referências

BARTON, David. LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BOTELHO, José Mário. Oralidade e escrita: sob a perspectiva do letramento. Jundiaí, Paco Editorial: 2012.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In BORTONI-RICARDO, Stela Maris. (orgs.)... [et al.]. Leitura e Mediação Pedagógica - São Paulo: Parábola Editorial, 2012. cap. 3, p. 65-85.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1. ed. – São Paulo: Parábola, 2018.

ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/19516. Acesso em: 24 ago. 2020.

##submission.downloads##

Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Nink, I. S. (2021). Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online. Signo, 46(85), 284-291. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15646