Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15653Palavras-chave:
Usos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.Resumo
O presente artigo problematiza a atividade laboral do professor no que diz respeito ao enfrentamento do trabalho a distância, em home office, no contexto emergencial exigido pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, esta investigação visa a analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores que exerciam a docência presencial e que passaram ao ensino remoto. Para tanto, são analisados quatro depoimentos de professores do ensino básico, publicados em reportagens divulgadas no G1 e no UOL, em junho de 2020. Os resultados contribuem para o (re)conhecimento dos debates de normas e valores que afetam o professor no ensino remoto e, consequentemente, para possíveis transformações das próprias práticas laborais no pós-pandemia.Downloads
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