Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15653

Palabras clave:

Usos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.

Resumen

O presente artigo problematiza a atividade laboral do professor no que diz respeito ao enfrentamento do trabalho a distância, em home office, no contexto emergencial exigido pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, esta investigação visa a analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores que exerciam a docência presencial e que passaram ao ensino remoto. Para tanto, são analisados quatro depoimentos de professores do ensino básico, publicados em reportagens divulgadas no G1 e no UOL, em junho de 2020. Os resultados contribuem para o (re)conhecimento dos debates de normas e valores que afetam o professor no ensino remoto e, consequentemente, para possíveis transformações das próprias práticas laborais no pós-pandemia.

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Biografía del autor/a

Márcia Cristina Neves Voges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS.

Maria da Glória Corrêa di Fanti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS.

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Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Voges, M. C. N., & di Fanti, M. da G. C. (2021). Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico. Signo, 46(85), 193-205. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15653