Business english: Como candidatar-se para uma vaga de emprego fora do Brasil ou em empresas multinacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15664

Palavras-chave:

aulas online, compreensão oral, inglês para negócios, produção oral

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor as atividades, experiências e informações observadas e coletadas em sala de aula virtual de inglês de maio a agosto de 2020. Considerando a pandemia atual em virtude do novo Coronavírus, nos encontramos em situação grave de isolamento social. Por isso, o curso livre Idiomas Four, localizado em Canoas/RS, passou a utilizar ferramentas da plataforma online Google, como o Hangouts e o Google Meet para a realização de aulas síncronas. O projeto aqui descrito foi aplicado em uma turma de adultos de nível intermediário de inglês, com atividades e conteúdo que contemplam o vocabulário e as formalidades do inglês para negócios, como por exemplo, entrevistas de emprego, currículos, cartas de apresentação. Além de trabalhar o vocabulário de inglês para negócios, o objetivo do projeto era motivar os estudantes a melhorar sua produção e compreensão oral na língua inglesa. Após a aplicação do projeto, observou-se o progresso significativo dos alunos quanto a sua produção oral e escrita formal, como também uma maior familiarização do grupo com questões que envolvem concorrer a vagas de emprego que exigem o conhecimento da língua inglesa.

Biografia do Autor

Francielly Rosa Marafon, Universidade La Salle - Canoas, RS

Letras

Vicente Henrique Brückmann Saldanha

Doutor em Literaturas de Língua Inglesa pela UFRGS, professor de Língua Inglesa e Literaturas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - São Leopoldo.

Maria Alejandra Saraiva Pasca

Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS, professora de Língua Inglesa na Universidade La Salle – Canoas, RS

Referências

ALMAGUER, Isela; DIAZ, Zulmaris; ESQUIERDO, J. Joy. Project-Based Learning: Innovative Pedagogy for 21st-Century English Learners. Teacher Education & Practice. Scarecrow Press Inc. 2015, 14 p.

ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; COELHO, Taciana Oliveira Carvalho. Pedagogia de Projetos: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês. v.1 n.1. FATEC Cruzeiro / UNIFATEA Lorena e FATEC Guaratinguetá, 2017. 21 p.

AUSTIN, Heather. How to Write a Professional Email - 4 Professional Email Writing Tips Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VQNK38iKRxk> Acesso em: 01 jul. 2020.

CASTRO, Mariangela. Como montar um currículo para trabalhar fora do Brasil Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/carreira/como-montar-um-curriculo-para-trabalhar-fora-do-brasil/> Acesso em: 24 jun. 2020.

DISCACCIATI, Julia. Trabalhar no exterior: saiba como é, se vale a pena e como conseguir. Disponível em: <https://www.eurodicas.com.br/trabalhar-no-exterior/> Acesso em: 20 maio 2020.

FREE ENGLISH LESSONS, Learn English with Let’s Talk. 08 common Interview question and answers - Job Interview Skills Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1mHjMNZZvFo> Acesso em: 08 jul. 2020.

GASPARINI, Claudia. 11 sites e aplicativos para encontrar vagas de emprego. Disponível em: <https://exame.com/carreira/11-sites-e-aplicativos-para-procurar-emprego/> Acesso em: 24 jun. 2020.

Gold Standard PBL: Essential Project Design Elements. Buck Institute for Education, 2015. Disponível em acesso em: https://www.pblworks.org/blog/gold-standard-pbl-essential-project-design-elements

LEARNING ENGLISH, BBC. Writing an email – 18 – English at Work has the words for perfect emails. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aO3Det4ir8U> Acesso em: 01 jul. 2020.

LERUSTE, Mark. BEST VIDEO CV EVER: MARK LERUSTE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c_PZTAW5piQ> Acesso em: 22 jul. 2020.

MARTINS, Camila. 10 carreiras de sucesso para quem fala inglês - Portal Carreira & Sucesso Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/noticias/10-carreiras-de-sucesso-para-quem-fala-ingles> Acesso em: 24 jun. 2020.

ROCHA, Augusto. Diferença entre Currículo e Carta de Apresentação. Disponível em: <https://outliers.com.br/2017/05/08/a-principal-diferenca-entre-um-cv-e-uma-carta-de-apresentacao> Acesso em: 01 jul. 2020.

SOMJAI, Satit; SOONTORNWIPAST, Kittitouch. The Integration of Implicit and Explicit Vocabulary Instruction, Project-Based Learning, Multimedia, and Experiential Learning to Improve Thai EFL Senior High School Students’ Vocabulary Ability. 6. ed. Bangkok, Thailand, Language Institution, Thammasat University, 2020, 21 p.

Downloads

Publicado

2021-01-06