Business english: Como candidatar-se para uma vaga de emprego fora do Brasil ou em empresas multinacionais
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15664Palavras-chave:
aulas online, compreensão oral, inglês para negócios, produção oralResumo
Este artigo tem como objetivo expor as atividades, experiências e informações observadas e coletadas em sala de aula virtual de inglês de maio a agosto de 2020. Considerando a pandemia atual em virtude do novo Coronavírus, nos encontramos em situação grave de isolamento social. Por isso, o curso livre Idiomas Four, localizado em Canoas/RS, passou a utilizar ferramentas da plataforma online Google, como o Hangouts e o Google Meet para a realização de aulas síncronas. O projeto aqui descrito foi aplicado em uma turma de adultos de nível intermediário de inglês, com atividades e conteúdo que contemplam o vocabulário e as formalidades do inglês para negócios, como por exemplo, entrevistas de emprego, currículos, cartas de apresentação. Além de trabalhar o vocabulário de inglês para negócios, o objetivo do projeto era motivar os estudantes a melhorar sua produção e compreensão oral na língua inglesa. Após a aplicação do projeto, observou-se o progresso significativo dos alunos quanto a sua produção oral e escrita formal, como também uma maior familiarização do grupo com questões que envolvem concorrer a vagas de emprego que exigem o conhecimento da língua inglesa.Downloads
Referências
ALMAGUER, Isela; DIAZ, Zulmaris; ESQUIERDO, J. Joy. Project-Based Learning: Innovative Pedagogy for 21st-Century English Learners. Teacher Education & Practice. Scarecrow Press Inc. 2015, 14 p.
ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; COELHO, Taciana Oliveira Carvalho. Pedagogia de Projetos: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês. v.1 n.1. FATEC Cruzeiro / UNIFATEA Lorena e FATEC Guaratinguetá, 2017. 21 p.
AUSTIN, Heather. How to Write a Professional Email - 4 Professional Email Writing Tips Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VQNK38iKRxk> Acesso em: 01 jul. 2020.
CASTRO, Mariangela. Como montar um currículo para trabalhar fora do Brasil Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/carreira/como-montar-um-curriculo-para-trabalhar-fora-do-brasil/> Acesso em: 24 jun. 2020.
DISCACCIATI, Julia. Trabalhar no exterior: saiba como é, se vale a pena e como conseguir. Disponível em: <https://www.eurodicas.com.br/trabalhar-no-exterior/> Acesso em: 20 maio 2020.
FREE ENGLISH LESSONS, Learn English with Let’s Talk. 08 common Interview question and answers - Job Interview Skills Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1mHjMNZZvFo> Acesso em: 08 jul. 2020.
GASPARINI, Claudia. 11 sites e aplicativos para encontrar vagas de emprego. Disponível em: <https://exame.com/carreira/11-sites-e-aplicativos-para-procurar-emprego/> Acesso em: 24 jun. 2020.
Gold Standard PBL: Essential Project Design Elements. Buck Institute for Education, 2015. Disponível em acesso em: https://www.pblworks.org/blog/gold-standard-pbl-essential-project-design-elements
LEARNING ENGLISH, BBC. Writing an email – 18 – English at Work has the words for perfect emails. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aO3Det4ir8U> Acesso em: 01 jul. 2020.
LERUSTE, Mark. BEST VIDEO CV EVER: MARK LERUSTE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c_PZTAW5piQ> Acesso em: 22 jul. 2020.
MARTINS, Camila. 10 carreiras de sucesso para quem fala inglês - Portal Carreira & Sucesso Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/noticias/10-carreiras-de-sucesso-para-quem-fala-ingles> Acesso em: 24 jun. 2020.
ROCHA, Augusto. Diferença entre Currículo e Carta de Apresentação. Disponível em: <https://outliers.com.br/2017/05/08/a-principal-diferenca-entre-um-cv-e-uma-carta-de-apresentacao> Acesso em: 01 jul. 2020.
SOMJAI, Satit; SOONTORNWIPAST, Kittitouch. The Integration of Implicit and Explicit Vocabulary Instruction, Project-Based Learning, Multimedia, and Experiential Learning to Improve Thai EFL Senior High School Students’ Vocabulary Ability. 6. ed. Bangkok, Thailand, Language Institution, Thammasat University, 2020, 21 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.