Business english: Como candidatar-se para uma vaga de emprego fora do Brasil ou em empresas multinacionais
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15664Palabras clave:
aulas online, compreensão oral, inglês para negócios, produção oralResumen
Este artigo tem como objetivo expor as atividades, experiências e informações observadas e coletadas em sala de aula virtual de inglês de maio a agosto de 2020. Considerando a pandemia atual em virtude do novo Coronavírus, nos encontramos em situação grave de isolamento social. Por isso, o curso livre Idiomas Four, localizado em Canoas/RS, passou a utilizar ferramentas da plataforma online Google, como o Hangouts e o Google Meet para a realização de aulas síncronas. O projeto aqui descrito foi aplicado em uma turma de adultos de nível intermediário de inglês, com atividades e conteúdo que contemplam o vocabulário e as formalidades do inglês para negócios, como por exemplo, entrevistas de emprego, currículos, cartas de apresentação. Além de trabalhar o vocabulário de inglês para negócios, o objetivo do projeto era motivar os estudantes a melhorar sua produção e compreensão oral na língua inglesa. Após a aplicação do projeto, observou-se o progresso significativo dos alunos quanto a sua produção oral e escrita formal, como também uma maior familiarização do grupo com questões que envolvem concorrer a vagas de emprego que exigem o conhecimento da língua inglesa.Descargas
Citas
ALMAGUER, Isela; DIAZ, Zulmaris; ESQUIERDO, J. Joy. Project-Based Learning: Innovative Pedagogy for 21st-Century English Learners. Teacher Education & Practice. Scarecrow Press Inc. 2015, 14 p.
ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; COELHO, Taciana Oliveira Carvalho. Pedagogia de Projetos: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês. v.1 n.1. FATEC Cruzeiro / UNIFATEA Lorena e FATEC Guaratinguetá, 2017. 21 p.
AUSTIN, Heather. How to Write a Professional Email - 4 Professional Email Writing Tips Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VQNK38iKRxk> Acesso em: 01 jul. 2020.
CASTRO, Mariangela. Como montar um currículo para trabalhar fora do Brasil Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/carreira/como-montar-um-curriculo-para-trabalhar-fora-do-brasil/> Acesso em: 24 jun. 2020.
DISCACCIATI, Julia. Trabalhar no exterior: saiba como é, se vale a pena e como conseguir. Disponível em: <https://www.eurodicas.com.br/trabalhar-no-exterior/> Acesso em: 20 maio 2020.
FREE ENGLISH LESSONS, Learn English with Let’s Talk. 08 common Interview question and answers - Job Interview Skills Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1mHjMNZZvFo> Acesso em: 08 jul. 2020.
GASPARINI, Claudia. 11 sites e aplicativos para encontrar vagas de emprego. Disponível em: <https://exame.com/carreira/11-sites-e-aplicativos-para-procurar-emprego/> Acesso em: 24 jun. 2020.
Gold Standard PBL: Essential Project Design Elements. Buck Institute for Education, 2015. Disponível em acesso em: https://www.pblworks.org/blog/gold-standard-pbl-essential-project-design-elements
LEARNING ENGLISH, BBC. Writing an email – 18 – English at Work has the words for perfect emails. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aO3Det4ir8U> Acesso em: 01 jul. 2020.
LERUSTE, Mark. BEST VIDEO CV EVER: MARK LERUSTE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c_PZTAW5piQ> Acesso em: 22 jul. 2020.
MARTINS, Camila. 10 carreiras de sucesso para quem fala inglês - Portal Carreira & Sucesso Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/noticias/10-carreiras-de-sucesso-para-quem-fala-ingles> Acesso em: 24 jun. 2020.
ROCHA, Augusto. Diferença entre Currículo e Carta de Apresentação. Disponível em: <https://outliers.com.br/2017/05/08/a-principal-diferenca-entre-um-cv-e-uma-carta-de-apresentacao> Acesso em: 01 jul. 2020.
SOMJAI, Satit; SOONTORNWIPAST, Kittitouch. The Integration of Implicit and Explicit Vocabulary Instruction, Project-Based Learning, Multimedia, and Experiential Learning to Improve Thai EFL Senior High School Students’ Vocabulary Ability. 6. ed. Bangkok, Thailand, Language Institution, Thammasat University, 2020, 21 p.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.