Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita

Marilia Forgearini Nunes, Renata Sperrhake

Resumo


Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa.

Palavras-chave


Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino remoto. Docência. Leitura. Escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Liane Castro de. ... Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será : textos da tradição oral na alfabetização. Salvador: EDUFBA, 2011, 64 p.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. In: Jornal da Universidade - UFRGS. Porto Alegre, 2020. Disponível em: Acesso em: 30 Ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso: 18/06/2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

FURNARI, Eva. Listas fabulosas. São Paulo: Moderna. 1.ed. 2013.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica. 2019.

NARODOWSKI, Mariano. Onze teses urgentes para uma pedagogia do contra-isolamento. In: Pensar a Educação. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/blogpensaraeducacao/onze-teses-urgentes-para-uma-pedagogia-do-contra-isolamento/ . Acesso em: 21 Maio. 2020.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v46i85.15710

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo