Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15710Palabras clave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino remoto. Docência. Leitura. Escrita.Resumen
Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa.Descargas
Citas
ARAÚJO, Liane Castro de. ... Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será : textos da tradição oral na alfabetização. Salvador: EDUFBA, 2011, 64 p.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. In: Jornal da Universidade - UFRGS. Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jornal/o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/> Acesso em: 30 Ago. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso: 18/06/2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
FURNARI, Eva. Listas fabulosas. São Paulo: Moderna. 1.ed. 2013.
LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica. 2019.
NARODOWSKI, Mariano. Onze teses urgentes para uma pedagogia do contra-isolamento. In: Pensar a Educação. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/blogpensaraeducacao/onze-teses-urgentes-para-uma-pedagogia-do-contra-isolamento/ . Acesso em: 21 Maio. 2020.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.