Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita

Autores/as

  • Marilia Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação
  • Renata Sperrhake Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15710

Palabras clave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino remoto. Docência. Leitura. Escrita.

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa.

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Biografía del autor/a

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação

Professora Adjunta Departamento de Ensino e Currículo (DEC) Área Didática dos Anos Iniciais: leitura escrita

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação

Professora Adjunta Departamento de Ensino e Currículo (DEC) Área Didática dos Anos Iniciais: leitura escrita

Citas

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Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Nunes, M. F., & Sperrhake, R. (2021). Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita. Signo, 46(85), 26-34. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15710