Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15876

Resumo

produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Weber, S. (2021). Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero. Signo, 46(86), 121-129. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15876

Edição

Seção

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades